23.5.08

Saneamento da cidade

Excelentíssimo Senhor Novel Presidente da Câmara Municipal, com a sua eleição, é renovada em mim a esperança de viver numa cidade limpa:

A instituição, que a Sua Augusta vai dirigir, está impregnada de sujidade: ninguém sabe como são geridos os terrenos; as licenças são atribuídas sem respeito a regras; dinheiros são gastos sem justificação; e no final, os distintos senhores, inquilinos dessa casa, saem todos ricos e cheios de posses.

Ter um mercado negro de divisas, tão às claras, no coração da cidade, é imundo. Peço-lhe Nobre Personalidade, que mande incinerar tal prática, que em nada abona a favor do nosso sistema financeiro.

Prestígio e privilégios concedidos a traficantes nesta cidade é execrável. Como posso entrar em casa, em paz com a minha alma, depois de um dia árduo de trabalho, se ao lado um jovem corrupto levanta um edifício, sem o menor esforço?

Ter a maioria da população a viver sem acesso à água canalizada e ligação à rede pública de esgotos, é inqualificável. Como poderá a Sua Soberania apreciar o seu papel higiénico, soft dupla face, sabendo que, no mesmo momento, milhares de pessoas defecam ao léu?

Uma cidade, onde unicamente uma muito pequena parcela, respeitante aos ricos, é planeada e dotada de infra-estruturas decentes de habitação, mancha indelevelmente as consciências.

Destacável Cidadão, honrado eleito do povo, nem lhe vou pedir que presenteie esta urbe com museus, cinemas e galerias de arte, coisas de luxo; só lhe peço que limpe a cidade.

Depois disso tudo, se ainda conseguir tratar dos dejectos sólidos e líquidos, ainda melhor.

2 comentários:

vl disse...

Uma coisa que o Novel Presidente da Camara Municipal da Praia poderia fazer, já que o antigo não o conseguiu, é fazer mudar a lei de ligação a rede de esgotos que data da epoca colonial. Outra coisa tambem é lutar para que seja regulamentada a exploração das redes de esgotos pois podemos ter a Praia 100% ligada a rede, mas se ninguem paga por esse serviço a Electra vai continuar a "fechar" as condutas. Afinal a empresa não está aí para prestar serviço de GRAÇA.

Para além de limpar a cidade é necessário EDUCAR a população para NÃO sujar, e isso só será possivel penalizando os transgressores.

Para terminar, é IMPRESCIDIVEL derrubar vários bairros clandestinos e refaze-los dentro da ordem territorial.

Como dizem os brazucas "PODE SER OU TÁ DIFICIL????"

Anonymous disse...

Sobre esse lixo aí, o lixo espiritual, prefiro nem falar. Esse aí, se não forem tomadas algumas medidas drasticas, vai levar gerações a ser limpa.