2.6.08

Aconteceu!!!

A abertura da exposição "Texturas da Cidade" foi, na minha avaliação pessoal, um SUCESSO!

Há uma quantidade incrível de assuntos a derivar desta exposição. Há tanta coisa para dizer e mostrar, que aqui, agora, não vai ser possível falar com justiça de tudo o que aconteceu. De todo o modo as coisas que me despertaram a atenção:
  • O Ministério de Cultura precisa se demitir. Tal instituição, com a importância que devia ter, não pode ficar por fora das coisas poderosas que vão acontecendo pelo cidade. É acabar com o Ministério e canalizar os tais 2% do orçamento (centenas de milhares de contos!) para iniciativas de valor acrescentado. Iniciativas vivas. Vejam o comentário de ZCunha em "E se o mundo nos juntasse?"
  • A soma das partes é muito superior às partes individuais. Eu senti, e desconfio que todos os expositores devem ter sentido, que a exposição no seu total, ultrapassava a obra individual. O discurso, que resultou de todos concorrerem para uma ideia e um conceito bem identificados, foi de grande impacto; ninguém absolutamente ficou indiferente à "coisa" que estava subjacente à exposição.
  • A "coisa" foi tão séria, que alguém sugeriu: "levem esta exposição à Universidade e abram um ciclo de debates; o que está sendo dito aqui precisa circular". Correcto: o discurso está tremendamente concentrado; é preciso expandi-lo à sociedade. Isso devia ser o tal papel do Ministério, mas prontos...
  • Arte contemporânea...epá, isso dá que falar, mas uma coisa é certa: não precisamos copiar; precisamos construir e provamos que podemos construir.

Está prometido imagens e mais notícias. Por enquanto, uma pessoa precisa ganhar a vida, que a vida não é feita de arte.

Abraços

3 comentários:

micaelabarbosa disse...

«Está prometido imagens e mais notícias. Por enquanto, uma pessoa precisa ganhar a vida, que a vida não é feita de arte.»
César esta frase mata tudo o que foi dito anteriormente!
A vida não é feita de arte???

Cesar Schofield Cardoso disse...

A minha frase faz exactamente a mesma pergunta. Só que ao contrário, eheheheh

Paulino Dias disse...

Alô, César,
Parabéns desde já pelo sucesso da iniciativa, pá! Parabéns a todos vcs que vêm "construindo arte" nestas ilhas e particularmente nesta cidade.
Uma viagem inesperada fez-me perder a abertura mas já estou de volta à base e ainda hoje sem volta vou dar um pulo lá.

Abraços,
Paulino