11.6.08

Avaliação Física...Mental, Social

Imagem: Francis Bacon
Apesar de fazer desporto assiduamente desde a minha adolescência, só agora, porque vivo num país do 3º mundo, fiz uma Avaliação Física, com um profissional a sério, com testes, com medições e todo o resto. A avaliação dura normalmente 2 h, mas porque sou um gajo chato, querendo tirar um diploma de Educação Física em 2h, a minha avaliação demorou 4h!! O profissional, Manuel Sousa, é meu amigo. Assim, a coisa decorreu entre o objectivamente e outras considerações gerais, pessoais e sociais. Falamos de tudo: de anatomia, de fisiologia, de nutrição, de doenças, de riscos, perigos, sociedade e políticas. Lições:
  • Os ginásios andam a “entortar” pessoas; são cometidos erros graves. Saúde pública.
  • A população é tendencialmente hipertensa, perigosamente exposta à diabetes e doenças cardiovasculares matam cada vez mais, mais cedo. Agora já há mais gente hipertensa, com menos de 30 anos. Há diabetes infantil e gente a morrer do coração aos 40. Saúde pública.
  • A nossa comida mata. Se não for pelo alto teor de sal e gorduras, é pela qualidade da carne, ou pelos enlatados, ou pela higiene. Saúde pública.
  • Os nossos velhos degradam-se precocemente, tanto mental, como fisicamente. Saúde pública.
  • Um profissional de Educação Física ganha MAAAL!!!... Políticas.
Uma avaliação é como o nome diz: avaliação. Nada pode ser planeado sem avaliação. Se falarmos em Avaliação Mental, pensem no álcool, na droga, nos nossos modos de vida. Se falarmos em Avaliação Social: a violência é como a pressão arterial, a corrupção é como a diabetes, silenciosa e avassaladora, uma guerra ou uma sublevação são como os ataques cardíacos: o sistema explode.

Vamos fazer uma avaliação geral, tipo check-up, para ver como estamos de saúde.

Sem comentários: