4.6.08

President...of the world

Barack Obama, the young nice looking guy, apoia incondicionalmente Israel!...

Ele representa uma esperança (de não sei quê) mas é - convém não perder de vista - o candidato a presidente da nação mais imperialista, bélica e autoritária do planeta. Da nação que tem Guantanamo, que não é julgado pelo Tribunal Internacional e que controla (efectivamente) as grandes instituições financeiras mundiais. A nação que pode acabar com globo, de tanto poluí-lo. E apoia incondicionalmente Israel, o imperialista do Médio Oriente. E nós por cá estamos contentes porquê?

Ah mundo!

10 comentários:

Kuskas disse...

acabo de escrever em um blog que apesar de estar contente pelo facto de um preto ter conseguido chegar a ser candidato a presidente nos USA a minha "contenteza" acaba aí. Pois EU não acredito que nem um presidente NEGRO, nem um presidente MULHER, nem um presidente BRANCO, vai fazer alguma coisa de forma a mudar o rumo que as coisas estão no mundo, provocados pelo desastre que é o Busch.
Não vou dizer nenhuma novidade, mas engana-se quem pensa que é o PRESIDENTE DOS USA é quem manda nos Estados UNIDOS. A semelhança dos outros paises quem manda lá, e por enerencia manda no resto do mundo, são os grupos empresariais.
E verdade seja dita que os AMERICANOS são EXCELENTES LOBBISTAS.

Vou esperar para ver se teremos um mundo melhor caso os USA venham a ter um presidente NEGRO.

Kamia disse...

Estamos "contentes" porque é um sinal positivo que ele tenha levado a melhor por agora (embora não acredite que vá mais além). "Estamos contentes" porque queremos acreditar que ele mudará este estado de coisas que descreves...só que, Pai Natal não existe, não é?

Hugs

Hiena(crucificado pelo sistema) disse...

Ele é a esperança(ou certeza), de que enfim toda gente vai perceber , que democrata, republicano é tudo mesma coisa, mudam-se os homens e os partidos politicos e tudo "still the same"... o sistema continua e quem sabe, se calhar mais forte... "O poder não muda, quem muda são os homens"( acerca da tua cadeira d poder, ô Cesar)...as "multinacionais" vão continuar mandando na barriga,nos bolsos e nos cerebros daqueles que não conseguirem "pensar" com suas proprias "cabeças"(ou seja sem direitas,nem esquerdas nem centros,nem extremas),que consomem tudo o que lhes é posto a frente sem colocar uma unica duvida -porquê?e mais , e mais , e mais...
Pelo menos depois do Obama podemos dizer " ess coza ka têm ramede"...

Redy Wilson Lima disse...

Caro Schofield, o facto de Obama apoiar incondicionalmente Israel tem a ver apenas com charme político. Me diga qual o candidato à presidência americana ganhava eleições reprovando as atitudes israelitas?

Almiro disse...

Ah, ah ah ah, César...bo foi mauzim na es bo ultimo comentário em formato poético, mas tremendamente realista...Não sei como ainda tem gente que ta recusa oia que es país, atras de es capa de virtude, ta faze quase o mesmo que ques país quel ta condena...Afinal es deve ta pensa que os fins justificam os meios (bo deve ter esquecid de fala na pena de Morte). Um abraçao

Cesar Schofield Cardoso disse...

Para mim, não existe O modelo de país. Cada um tem as suas coisas boas e as suas coisas más. Até Cabo Verde tem valores que podem se inscrever na lista global de valores. Agora,é preciso falar das coisas tremendamente más que cada país faz. EUA, por força da sua economia, torna as suas coisas más catástrofes mundiais.

Isto acaba por ser um profundo posicionamento acerca da organização da sociedade humana: uns defendem que a natureza (humana, bem entendida) deve ser deixada ao livre curso; eu acho que este liberalismo põe em risco a própria natureza humana. Defendo que, mesmo que nem todos estejam interessados em progredir, é necessário que o progresso seja feito por todos e para todos; é uma questão de ecologia; de equilíbrio.

Mas admiro liberais, porque são empreendedores...

Redy Wilson Lima disse...

Agradecer aos EUA a liberdade dá vontade de rir. Será que esse facto dá legitimidade de escravizar os outros?
Agradecer os EUA pela iniciativa de k? De ocupar os países dos outros por pura ganância de um pequeno grupo de capitalistas sanguinários?
Se os negros vivessem tão bem nos EUA, o porquê da falta de oportunidade da grande maioria dessa população nesse país? Será que os brancos tinham razão quando diziam que o negro é burro e bruto e que para evoluir é preciso ter um branco a dar instruções?
São as minhas dúvidas existenciais deixados pela intervenção do senhor Barbosa.

Catarina disse...

Gostava de chamar a atenção para as falsas questões que se levantaram com a disputa democrata nos EUA... ou era porque era negro ou era porque era mulher, o que é que se queria apoiar/ quem é que gostaríamos que ganhasse, que representante de qual minoria... hmmm... a equipa de George W. Bush teve um exemplo de como uma mulher-negra pode ser a antítese de tudo o que se poderia esperar desses dois hipítetos...

Your Frennemy disse...

Ka ten ninguem ke tita ba ser presidente de Merka sem "jura" apoia Israel. Pura e simplesmente, not going to happen. Still, Obama ta representa un diferensa grande na "tipo" de apoio a Israel e tambem na se foreign policy approach. Trust me, there is a world of difference, for a world of people, between McCain's ideas about foreign policy, about global warming, about trade, about everything--and Obama's. As I always tell you, you should not criticize things at the surface when you have friends whoh are paying close attention. As for why "no ta contente", please. This year is only the 45th anniversary of Martin Luther King's March on Washington. As late as the 1950's, people who look like Obama were being lynched in the South. As late as the turn of the 20th century, people who look like Obama were being bought and sold in this country. Men who look like Obama in this country that he is about to preside over are 4 times more likely to be put in jail in their lifetime than white men. If you can't be impressed because you prefer to show cynicism and skepticism, that's your prerogative, but don't judge us for rejoicing about the OBVIOUS. We would disrespect ourselves and many who came before us, in all kinds of different places where people have fought racism and other isms, if we did not find cause to rejoice, and celebrate. Nobody is uncritical, nobody is uninformed or even naive about what it means to be the president of the US. That reality being what it is, there's still PLENTY to be contente about. You disappoint when you pretend to not know any better.

Ariane Morais-Abreu disse...

Estao muito interessantes esses comentarios e daqui de Paris onde o novo "bouffon de service", o nosso showbusinessman do Elysées (ja sabem de quem estou falando) desenrola hoje mesmo o tapete vermelho ao presidente Bush (que son horrivel!!) na sua campanha de intoxicaçao e angariamento de votos para a sua guerra nuclear!! Pois fico reconfortada em ler as criticas avisadas e ponderadas do hospedeiro deste blog a cerca dos USA. Ainda bem podemos e devemos usar do nosso sentido (i xintidu) critico para nao cair no angelismo do povo americano, como da grande maioria dos negros no mundo que estao intxidos como pombas de um orgulho "mal placé". Nao acham facil demais o surgimento desta candidatura (igual ao coelho do chapeu)?! Quem pode imaginar que as coisas vao mudar com um Obama, um mestiço, que foi colocado pelos mesmos amigos e mentores da dinastia Bush ?! Quem pode acreditar que este senador sem grande experiência vai poder distanciar-se dos lobos e faucons que controlam os lobbies, resolver a crise economica e apagar o lume que acenderam no medio oriente e na Africa oriental, sem falar de todos os invisiveis maus feitos... Sim, estou totalmente de acordo com Cesar quando adopta a prudência de quem pensa por si mesmo. Esta candidatura nao é uma surpreza, basta passar em revista todos os filmes onde o chef da Casa Branca é um negro!! Extraordinario, nao!! Mas alguém ja pensou no fracasso programado que poderia ser a presidência Obama?! Se for assim ficariam lixados os negros dos USA e do mundo para sempre!! Atras dum negro sera mais facil esconder as sombras e as manchas do superpoder americano. Poderia mesmo servir esta candidatura de bode expiatorio aos racistas e negrofobas de todos os tempos. Governam os neoliberais sejam eles Republicanos ou Conservadores. O modus operandi deles parece também valer em França onde o Sarko colocou mulheres negra nos Direitos dos homens (da para rir), arabes na justiça e no social (gargalhadas) para justificar o pior. Procedem da mesma maneira e pensam que vao continuar a enganar os povos!! Este film do Obama foi estreiado antes d'hora, aguardamos o seu happy end!!