12.6.08

Sur la real III

Imagem: Chichorro

Tenho 42 anos, nasci na ilha do Fogo, mudei-me para a cidade da Praia aos 12 anos, com a família. Fixamos residência em Achada S.António, na conhecida “Rampa Sampadjudu”. Puxei um 1º andar, da casa que o meu pai levou 15 anos a construir, onde vivo, com os meus 3 filhos, dos meus 3 ex-maridos, e meu actual companheiro. Tenho o 7ºano dos liceus, sou funcionária pública. Já fui auxiliar de serviços, assistente administrativo e hoje, com o curso do IFAP, sou secretária. Em casa, faço roupinhas, doces e um afamado iogurte. Os negócios caíram um pouco e por isso investi em viagens à Fortaleza, onde passei a comprar as calcinhas e as bijutarias que vendo, a maior parte, às colegas da repartição. Não me falta nada, dei uma boa vida aos meus filhos e escola, mas a cruz que Deus pôs nas minhas costas é o meu primogénito, que não estuda, não trabalha, fuma, bebe, sabe-se lá que mais e não se veste como gente decente.

Sou uma média entre a maioria e a minoria.

5 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Ai está uma imagem fidedigna da desigualdade social em Cabo Verde. Em 2001, segundo os censos estava a 0.51 numa escala de 0 a 1, em 2010 estará penso eu, em cima dos 0.70.

Cesar Schofield Cardoso disse...

O país imaginário e o país real...O real é bem cabeludo.

Anonymous disse...

bu deskeci poi má ê ta bendi freskinha ... da kêl bom

Miguel Barbosa disse...

Bom trabalho, Schofield.
Aquele abraço.

JB disse...

Schofield, já pensaste em escrever peças de teatro? Visão e talento não te faltam. Se sair alguma coisa, estou na fila da frente para ficar com o material... hehe