23.7.08

A coisa vai ficar preta

Imagem: aqui

Como disse o João Branco, sempre há um aproveitamento positivo, da pior situação.

O problema da luz invocou-me as cores escuras e daí senti-me inspirado para falar de África, o nosso continente. Os próximos dias vão sair uns posts negros, com direito a racismo e tudo.

Que tal falar de África? Ou seja, que tal falar de coisas viscerais? Coisas que estão agarradas ao nossos ossos, músculos, nervos, veias e neurónios. Porque, para mim, já dando o tom, somos africanos e tchau! Falemos desta constatação pra frente.

Me aguardem.

8 comentários:

JB disse...

Oh Cesar, ondé ke eu fico no meio dessa negritude toda? Não me lixes, pá!

Anonymous disse...

1 pergunta:
ser africano é bom ou é mau?

Sara disse...

Gostei da atitude!

velu disse...

João, tu já és dos nossos! Não estás de fora por isso.

Rosi disse...

Força César, acho que é uma coisa que deve ser trazida a debate. Estou ansiosa para ler :-). Ja estava com saudades dos teus Posts

Bijin

Rosi

Anonymous disse...

César
Ainda na 6ª feira passada em convesras com uma sul africana disse-lhe, "we are africans and dot".
Ela ficou surpresa. Contou-me que alguém com a nossa cor "café com leite" em Africa do Sul jamais admite ser negro. Highlight os antecendentes europeus e não fala dos africanos. Segundo ela na Africa do Sul é melhor ser-se branco, a vida fica mais fácil...
E eu pensei para comigo como somos afotunados em não nos sentirmos assim em Cabo Verde. Pelo menos eu não me sinto assim.
I am black, i am african and dot.

Anonymous disse...

Caro César,
Concordo contigo que existem preconceitos sim em Cabo Verde, de varia ordem, e devemos juntos lutar, com todas as nossas forças contra eles. Mas, confesso-te, e estou sendo sincera, que cá em Mindelo eu não sinto esse tipo de preconceito.
Vivi muitos anos na cidade da Praia e lembro-me que foi durante esse tempo que lá vivi, ainda com os meus 17 aninhos (rrss), que fui pela primeira vez verdadeiramente confrontada com esse tipo de preconceito. Não por parte de caboverdianos mas por um irmão/amigo nigeriano. Nunca esqueci a expressão triste no olhar dele quando disse-lhe que lhe queria muito como amigo e não mais do que isso. Ainda consigo ver, como quem vê um filme, o olhar dele bem dentro do meu no momento que lhe escapou a questão "é porque a tua pele é mais clara do que a minha, não é?"
Não vejo esse amigo há coisa de 15 anos mas nunca me esqueço dele porque foi com essa questão que realmente eu fui apresentada a esse tipo de preconceito.
Sinceramente, no meu dia-a-dia não sou confrontada com essas questões. Talvez se fosse emigrante, se tivesse vivivo muito tempo em países dos "brancos" essa não seria a minha opinião.
Eu nunca tive um momento sequer de dúvidas quanto a quem sou, de onde venho, a que continente pertenço. Somos africanos sim, e como qualquer outro pais africano, europeu, americano..., temos as nossas especificidades, temos uma cultura própria fruto das influências sofridas no momento da nossa formação e que vai mutando conforme vamos sofrendo outras influências, assim como a cultura de qualquer outro pais.

Um abraço amigo

Obs.: o meu anonimato me deixa mais a vontade, e não te preocupes que o anonimato não me faz perder a noção dos limites (respeito ao próximo).

Anonymous disse...

"somos africanos e tchau!". Esta sua afirmaçao nao quer dizer grande coisa. E' um preconceito. Sim para si ser "africano" é sinonimo de negro. Ora bem, como sabe, mas esqueceu-se no momento da escrita, ha africanos brancos. Ou para si os sul-africanos brancos nao sao africanos? Se nao sao, entao temos que abordar a questao doutra forma. Aborda-la pelo angulo do negro e do branco. Mas ja escrevi montes de posts sobre esta questao e francamente nao estou com disposiçao. Concluindo: uma parte da sua asserçao està correcta: o racismo. Exacto, essa mixordia toda tem a ver com o racismo, sobretudo do branco que inventou matizes de cores, como o mestiço. E' um racismo encapotado. Espero que tenha lido o debate sobre a identidade e o crioulo no Liberal.Se me publicar voltarei!

Underdôglas