20.8.08

Guerra é guerra!


Palmas para o Monsieur le Presidént de la Câmara de Praia, pela sua "Guerra ao lixo": clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap...!

De vez em quando é bom passar uma mãozinha na cabeça dos nossos servidores públicos (vejam que lindo nome esses seres são chamados no Brasil). Mas (há sempre um "mas"), para não estragar a minha fama de chato, vou ser chato:

Como sabe, Monsieur le Presidént, uma guerra faz-se de heroísmo, mas sobretudo de Estratégia. é preciso ter Estratégia de Ataque e Estratégia de Defesa. Fico contente de ver infantarias de varredores, munidos de vassouras, pás, enxadas, com a ajuda de retro-escavadoras e camiões, a limpar as praias e os pardieiros. Isto é um acto de heroísmo, que dá moral às tropas. Mas, Monsieur, você têm inimigos bem mais potentes, que demandam artilharia pesada e a tal Estratégia de Ataque: o que fazer com as grandes lixeiras a céu aberto? Para quando uma incineradora? Será a incineradora uma solução? Que fazer do grande ferro-velho, no coração da cidade, na zona do Taíti? Que dizer do lixo hospitalar, que inclui restos biológicos? E as fábricas? Ou seja, o lixo químico e tóxico? O mercado do Plateau foi uma das suas bandeiras de campanha; convenhamos que já era hora de agir. O Monsieur tem em mãos verdadeiros inimigos. E Estratégia de Defesa, tem? Como evitar que os lugares limpados sejam recorrentemente sujados? Para quando uma penalização às pessoas e empresas que sujam? Para quando uma Educação Ambiental a sério?

Como vê, Monsieur le Presidént de la Câmara, o Monsieur governa muita gente que não se importa, mas governa também gente que se importa muito!! Eu deposito grandes esperanças em si, que a sua cara séria inspira algum respeito, mas estou a seguir cada passo seu. Um tiro que seja em falso e lá estarei eu a ripostar.

Cumprimentos.

Sem comentários: