20.8.08

To be white

Bianda recebeu protestos, porque prometi que a presente versão do blog viria todo branquinho e não veio. Bom, pra já Bianda e a sua equipa (eu) fica toda basofa por merecer tal atenção. Agora explico:

É verdade que tencionava fazer Bianda ficar branquinho, mas, ao passar por um dos meus espaços espirituais na cidade da Praia, Quebra-Canela, deparei com uma situação que me acinzentou o espírito: vai ser erguido um centro comercial em cima do mar!!!! Deuses!!!! Que se passa com este povo? Que é feito do nosso bom-senso? E os doutos engenheiros, doutores, intelectuais? E a LEGALIDADE? Portanto fellows, a coisa não está branca.

Mas há outras razões. Razões técnicas. Quem lida com imagem sabe que, um dos maiores desafios de composição que existe é trabalhar com o branco. Branco é uma cor complicada. Aliás, é ausência total de côr. É vazio. É espaço total. É delicadeza. É ar. Sabem, Miró é, para mim, um dos maiores mestres da imagem, porque sabia (depois de trabalhar décadas!) como meter um ponto num espaço vazio, nada mais, e fazer um quadro inteiro com esse pontinho. Há uma montanha de teoria por trás disso: equilíbrio, balanço, volume, peso, etc. Ora, não estou em tempo de filosofia. A versão do branco ficará para uma outra altura.

Visitantes, aguentem esta minha fase cinzenta. E reclamem sempre!

2 comentários:

Anonymous disse...

Esta cidade precisava de ser pintada toda ela de branco. Há alguns exemplos nesta cidade que deveriam servir de exemplo. Ainda no outro dia passei numa obra em palmarejo, num conjunto de blocos de habitação ainda em construção (?) todo ele pintado de branco. sempre gostei dos blocos brancos da zona do prédio. Hás muitas casinhas por aí pintadas de branco q poderiam ajudar a tranquilizar os Thugs ... não há fotografias disso por aí q podiam ser colocadas no blog para a gente ver?

Rosi disse...

Ke tal renegociar o terreno e fazer o centro comercial noutro sítio? E desculpas do tipo que tem que ser num lugar próximo da cidade não serve. Com a febre do consumismo acho que se fosse no fim do mundo as pessoas iam!!!!