19.9.08

Impotência


Ter a tropa nas ruas é ridículo!

Não é motivo de orgulho, não é bom indício, não é normal em Estado de Direito e nem resolve a porcaria do problema. Estaremos todos insanos?! Gaita para este país, pequeno que nem se vê no mapa mundo, com boas instituições, com boa gente, povo uno, país de sol e oceano a perder de vista com um problema desses, causado por um coisa só: má condução da política social. Encaremos os factos.

Vamos parar de dizer que este país é acima da média. Vamos parar de dizer que somos um destaque em África. Por falar em África, o cenário de tropas nas ruas não vos lembra nada? Ai de nós se começarmos a encaminhar para uma lógica de poder militar. Vamos parar de dizer que somos um país da morabeza. Vamos encarar os factos: socialmente estamos na M...E tropas nas ruas só confirma isso.

Vamos parar de brincar de Governo. Vamos formular políticas estruturantes a sério: Educação efectiva, Educação para qualificar o homem para se tornar agente activo na economia e não um custo para a economia; Saúde preventiva, que diminui abismalmente os custos da Saúde; Política de Habitação, para que todos tenham um sentimento de conforto mínimo, de pertença e de confiança; Políticas de ocupação dos tempos livres, mas please, A SÉRIO!!...Mas, isto tudo é uma questão de posicionamento filosófico: será que devemos apostar todas as fichas no desenvolvimento do Homem, para que todo o resto (material) se desenvolva duravelmente; ou será que devemos desenvolver todo o resto (material), com a promessa que o Homem vai se beneficiar? A segunda opção, a que estamos a praticar neste momento em CV (atrair investimentos, desenvolver os negócios, para que as populações beneficiem no futuro), parece-me uma contradição. A prova está nestes terríveis efeitos: droga, prostituição, miséria, violência, ruína de valores,...insustentável estado de espírito.

Como gosto de dizer, Desenvolvimento se não for humano não interessa.

10 comentários:

Cesar Schofield Cardoso disse...

Agora, se me disserem: a tropa vai fiscalizar os mares, os desembarques clandestinos de droga e armamento; vai ajudar a vigiar as fronteiras; vai ajudar a capturar os grupos armados, que as autoridades sabem muito bem onde residem e onde tem as armas, aí sim, direi: SIM SENHOR. Agora, tapar o sol com a peneira?!...Pelo amor dos deuses! Tropa na rua?! NÃO.

Anonymous disse...

Tropas nas ruas, sim, César! Por todos os motivos assinalados pelo João, porque quero andar o mais segura possível na rua... etc, etc, etc - e César, a violência é um problema global, e não só de Cabo Verde... acho que estás muito centrado em ti e numa visão perturbadoramente negativa - estás a cair no negro e no umbiguismo. Tira férias e vais passear, abrir horizontes... digo isto na boa, sem qualquer ofensa!

Anonymous disse...

Cesar,
eu concordo com a medida de colocar a PM na rua como forma pontual de lidar com uma situaçao conjuntural. Acredito ao mesmo tempo que nem a oposiçao, nem o Governo conseguiram propor medidas coerentes e eficazes de lidar com a violencia: comissão nacional de luta contra proliferaçao de armas?? iluminaçao publica?? mais policias formados?? mais chefes de esquadra??
A PN sabe onde estao as armas, como emtram, onde sao comercializadas e quem as vende ( informativo RCV das 13h mostrou isso). Iluminaçao publica nao resolve. Mais policia na rua, mais meios, mais chefes de esquadra, nao resolvem a problematica da PREVENÇAO. Temos que alterar a lei, ser mais praticos, mais eficazes contra o crime, lutar contra as desigualdades sociais, a pobreza e introduzir a cultura de paz nos cverdianos...e os pais?? ninguem os responsabiliza???

Catarina disse...

Fui a uma conferência do Manuel Faustino há já uns meses atrás e fiquei a gostar ainda mais dele... acrescentou e densificou imenso as questões de desenvolvimento e direitos humanos... e tal não caberá num comentário a post... claro está!

Mas, o que mais me chamou a atenção foi a infortmação de que Bogotá era a capital mais violenta do mundo e a violência em apenas 3 anos baixou 70%!!!!!!!!! E tudo isto à polícia de proximidade e a 5 chaves que o ministro da adm interna local se baseou para revolucionar as coisas...

Há governadores de vários estados brasileiros que se estão a deslocar pessoalmente para estudar tudo!

Vão ao google e escrevam polícia de proximidade bogotá... interessantíssimo.

Seria bom que os nossos governantes fossem lá dar uma espreitadela (apesar de que já se sabe que não existem receitas milagrosas, mas inspiração... quem sabe?)

Anonymous disse...

Numa coisa estou de acordo: o Brasil, a Itália, a Alemanha, os USA (Guarda Nacional) são países de 3º mundo. A polícia militar está na rua nesses e noutros países. Em Portugal a GNR é uma força militar... Nós somos (sempre fomos e sempre seremos) melhores e portanto apesar de não termos efectivos de polícia suficientes nada de pôr a PM que até tem treino para isso nas ruas. Melhor é deixar as ruas sem patrulhamento.
É muito mais in...
Sejamos um pouco mais realistas e vamos ver como é que se procede nesses tais países desenvolvidos!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Se procurarmos por maus exemplos, encontramos maus exemplos; se procurarmos por bons exemplos também encontramos bons exemplos. É como a estória de "melhor em África": bitola baixa.

Anonymous disse...

E a nossa bitola tem de ser mais alta porque...? Já sei: somos mais fortes, mais espertos e com mais recursos. De qualquer forma a comparação foi feita com a Europa e os USA. Mas podemos comparar com a polícia inglesa: fugiu leva dois tiros na cabeça; ou com a polícia holandesa... se abres a boca levas... Ooops em Paris os grandalhões armados de metralhadora são o quê? Bolas devem ser todos maus exemplos!Vamos elevar a bitola.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Anónimo, sim, são maus exemplos. USA é o pior exemplo do mundo. Brasil!?!...França!?!

Repara a diferença numa coisa. As polícias são polícias, dão tabefes, excedem-se, não são propriamente missionários. O que falo aqui é de guerrilha urbana; terrorismo urbano. Isso existo nos USA e no Brasil e na Praia, mas não existe na Holanda, nem na Suécia, nem na Dinamarca,...Vai replicar: então não viu os desacatos (que não me lembro bem em qual desses países)? Sim, mas de quando em quando é que isso acontece?

Há sim, MELHORES exemplos

Anonymous disse...

Assino em baixo Cesar. A medida brada aos ceus. Quero ver o que vao acontecer no dia em que os militares alvejarem alguem. Gato Esteves.

Anonymous disse...

Fico à espera dos bons exemplos. Portugal, USA, Brasil, França, Holanda são todos maus exemplos e estados de não direito. Dinamarca e Suécia? Basta ler os jornais... E ver as penas máximas aplicáveis. E a forma de actuação da polícia. Talvez Noruega... mas para um norueguês o cumprimento da lei, mesmo que seja uma simples lei de não fazer barulho antes das 10 da manhã ao sábado é para cumprir sem discutir e sem necessidade de vigilância. Tal qual como cá.
PS: Os últimos desacatos foram em Paris, Londres, Nápoles...