4.9.08

MINDELACT

...Um dia vou escrever um livro só sobre o Mindelact. Fico sempre sem palavras quando quero me referir a este festival, que é o maior evento artístico do país. O Mindelact transformou definitivamente o teatro em CV e não só: por arrasto, quando desenvole uma arte, desenvolvem 2 ou 3. No caso do teatro e do cinema isso é particularmente verdade, porque são artes congregadoras. Para que existam é preciso ter Literatura, Interpretação, Expressão Corporal, Música, Artes-Plásticas, Artes Gráficas...enfim. Sem falar do desenvolvimento de áreas técnicas dum espectáculo: sonoplastia, iluminação, cenografia, etc.

Os grandes nomes do teatro CV da actualidade são todos frutos do Mindelact e da escola de teatro do CCP do Mindelo e do seu mentor e professor João Branco. Meus destaques: João Paulo Brito, um dos maiores actores CV, que iniciou carreira na encenação, que agora não sei se será melhor actor ou melhor encenador. Bom, para o desenvolvimento do teatro, eu prefiro que ele seja encenador, que é um perfil mais difícil de ser encontrado, com qualidade. Herlandson Duarte, Kutch, director e encenador do grupo Solaris. Este homem é uma força da natureza! Gostem ou não gostem.

Este ano estarei 2 diazinhos somente no festival. Raio de trabalho oblige. Mas já terei a benção dos deuses das do teatro e das artes. Terei o banho de vida e partilha, que é aquele ambiente (indiscritível) do festival.

Ganda cena!

1 comentário:

Rosi disse...

mi tb N kre bai :D
keep me posted!