25.9.08

Mindelo, Mindelo!

Hoje ouvi nas notícias das 8 que vai acontecer uma conferência internacional em Mindelo, sobre os temas do turismo, ecologia, imobiliária, etc. E ouvi a Presidente da CMSV a declarar que vai aproveitar para apresentar SV como uma ECOCIDADE. Epá, temos mais um grande título para nos entreter. Como gostamos!

Mas digo uma coisa à senhora Dama de Ferro da CMSV: não é com demolições de edifícios históricos que se tem uma cidade mais aprazível. Nem com obras na orla marítima, sem ouvir ninguém; nem com prédios absurdos de 5,6,7,8 e 9 andares no centro histórico da cidade; nem com obras absurdas nas encostas...Ecologia é a ciência do equilíbrio dos sistemas naturais, mas tem a ver também com o sentimento de "agradável ao espírito". Além do mais, a cidade do Mindelo precisa falar de uma data de coisas antes de chegar a esses nomes bonitos: a cidade precisa falar de economia geradora de emprego, porque não é linear que negócios turistícos-imobiliários gerem emprego sustentável; é preciso falar do ordenamento do território (sim, SV tem bairros clandestinos, degradados e desordenados); é preciso falar de espaços para a Cultura A SÉRIO; é preciso falar da droga e da prostituição. S.Vicente é uma ilha em sérios problemas sócio-económicos, mas vem as pessoas falar em nomes bonitos, como se toda a gente fosse tola!

Ah Mindelo!

1 comentário:

Rêves à emporter disse...

Há muito trabalho de fundo para mudar as mentalidades. O politico tem uma data limite de acordo com o seu mandato. O povo, as associações etc... deviam estar mais alertas às decisões que esses politicos tomam. Como fazer quando o povo Saovicentino vive com sonhos à curto prazo?