1.9.08

Quero construir uma casinha


Perguntei ao meu amigo, técnico da Câmara Municipal da Praia, esta pergunta inocente: como faço para construir casa própria? Ele me respondeu com um seco e desolador: esquece (!) ou então procura quem tem terras e negoceia. Fez-me então um rápido mapa das terras da cidade da Praia e dos seus donos. Constatação: Praia pertence a 1/2 dúzia de chicos espertos. A própria municipalidade, se pensar em construir um grande projecto, tipo infra-estruturar uma área para receber casas que não sejam mansões, estará em apuros, porque...não tem terrenos(!) Foram vendidos a preço de banana. Foram dados. Foram trocados por favores, foram oferecidos...enfim.

Mas mesmo assim, ainda aparece um bocado de terra que ainda não pertence a ninguém, mas há sempre uns especialistas em comprar essas terras "esquecidas" por tuta e meia e vendê-las a 1000% (mil porcento) de lucro. Há gente que comprou, mais de uma vez, áreas enormes da cidade. Este assunto é uma confusão total. A municipalidade não faz a mínima ideia de quanto, como, quem, porquê e por onde anda as suas terras. Isto cá para mim é um falência de Estado. Uma falência de autoridade.

No dia em que declararmos que este país, este Estado, vai mal, em vez de enganarmos a nós próprios que estamos bem, que destacamos em África e tretas do género, nesse dia começaremos a falar e trabalhar com seriedade.

1 comentário:

Redy Wilson Lima disse...

César com essa boca não me admira nada se aparecer alguns anónimos (digo alguns porque como é smp anónimo não sei se se trata de uma pessoa ou mt mais com o mesmo tipo de pensamento) a mandar vir contigo, uma vez que sempre que se diga alguma verdade em relação ao estado do país actual aparecem como defensores do governo ou sabe-se lá de mais o quê.