25.11.08

Diluir o discurso

Vamos lá diluir o discurso um pouco sobre o Governo, para não parecer autismo a questão do Ministério da Cultura. Se tivesse que classificar o Governo, sabendo que muitos ministros apanham má nota, por estarem no sector que estão, de 0 a 10:

Primeiro-Ministro. Eu gostaria de ter um chefe da Oposição que me permitisse dizer que José Maria Neves não será o meu Primeiro-Ministro em 2011, mas não é o caso. JMN, no meu ponto de vista, fez política virada para os negócios e descuidou-se gravemente do Social e do Cultural. Mesmo assim, mesmo para os Negócios há falhas redondas: TACV em falência técnica; grave problema de Energia; Transportes Marítimos ainda não é realidade; Formação Profissional é insuficiente; não ter conseguido aprovar as Reformas da Justiça é um fracasso político; as PME nacionais estão sufocadas; as Telecomunicações continuam bloqueadas, com as altas tarifas, etc. As Infraestruturas é das raras área que me regozijo, ainda assim com críticas quanto às prioridades, por exemplo das Estradas em detrimento da rede pública de Água, Esgotos, Electricidade e Telecomunicações. Porque a Oposição desilude completamente, este Premier, pelo menos, garante a "paz institucional". Nota 6.

Ministro das Infraestruturas, Transportes e Telecomunicações. Manuel Inocêncio Sousa causa-me grande respeito. A grandeza de um homem é feita de História e este tem uma história política de grande valor. Não me esquecerei que, enquanto o PAICV esteve na oposição e muitos fugiram, este homem manteve-se inamovível na sua convicção política. Enquanto MITT porém as coisas têm desandado. Não o perdoo pela questão dos TACV. É ausente da minha actual área profissional, Telecomunicações. Cabo Verde tem uma oportunidade económica com as Novas Tecnologias, mas estamos 1 década atrasados e a culpa é maioritariamente das Telecomunicações (preços). Nota 5.

Ministro da Saúde. Sabem quanto ganham as enfermeiras? E os "serventes"? E os médicos? E os especialistas? Mas, tem aumentado os Recursos Humanos nesta área. Benvindo o curso superior de Enfermagem. Grande conquista o hospital Santiago Norte. Mas por favor tratem das condições de vida dos profissionais que, religiosamente, mantêm um nível adequeado de serviço. Nota 4.

Ministra da Reforma do Estado e da Defesa. Cristina Fontes Lima, caso não saibam, é uma pioneira na política CV, pós independência. Eu gosto de convicções e ela as têm. E ela participa da vida social do país, coisa que poucos ministros fazem. Ou seja, vai a exposições, concertos, lançamento de livros e outros eventos. Quanto à governação, a Reforma do Estado é uma realidade, embora as próprias contradições do país não a deixem avançar mais. Defesa é para repensar totalmente. Eu a vejo mais como uma diplomata do que uma governante. Nota 6.

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades. Não gosto do homem. É um dos ressurgidos do PAICV, como se nada tivesse acontecido. Saltou do Ministério da Economia para os Negócios Estrangeiros como se nada tivesse acontecido, safa-se sempre e há qualquer na conversa dele que não me agrada. Nota 3.

Ministra das Finanças. Cristina Duarte é uma força da natureza. O melhor do Governo. Nota 8.

Ministro da Administração Interna. Lívio Lopes, uma tocha apagada. Nota 1.

Ministra da Justiça. Ainda não há tempo para a avaliar, mas o sector da Justiça merece um valente cascudo, pela incapacidade de aprovar o pacote de reformas para a Justiça. Nota 3.

Ministra da Economia, Crescimento e Competitividade. Fátima Fialho entrou a querer sacudir as coisas e tem mostrado boa atitude, mas o sector em si está de rastos. A crise energética por si só deita tudo por terra. O desemprego elevado é indicador de incompetência de qualquer Governo. O Empreendodorismo é só conversa. Competitividade? O que é isso? Competitivos em relação a quem? Ademais, essa conversa de crescimento a 2 dígitos parece-me pura demagogia, em que as Estatísticas Económicas (ou a falta delas, ou a existência dúbia delas) são a culpa. Nota 4.

Ministra do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social. Madalena Neves é das pessoas que trabalham muito e não precisam se exibir. Foi posta neste ministério a ver se recupera o atraso da anterior gestão. A nódoa neste sector, para mim, é a Formação Profissional, que ainda é encarado como Educação de segunda. Nota 4.

Ministro Adjunto e da Juventude e Desportos. Sinceramente!...Nota 0.

Ministro do Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos. Um discurso confuso. Não tem percurso no sector. Não tem pinta. Nota 3.

Ministra da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território. Alguém consegue explicar o que Sara Lopes faz no Governo? Ainda por cima com uma pasta desta tamanho? Nota 0.

Ministro da Cultura. Este blog é quase inteiramente dedicado a ele. Nota 0.

Ministra da Educação e Ensino Superior. Vera Duarte é outra grande senhora da política CV. Vamos ver como se safa. O sector é o maior fracasso de Cabo Verde de todos os tempos. Tudo devia ter começado aqui. Tenho dois exemplos: Cuba, embora deteste o regime; Estónia, independente há apenas 16 anos. Nota 3.

Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares. A minha jovem amiga Janira Hopffer Almada tem feito um incrível esforço para provar aos críticos que este ministério faz sentido e que ela aí está por mérito. Sim, ela é um fenómeno de inteligência e trabalho, mas o ministério não faz sentido. Nota 3.

Em resumo, este Governo só não cairá porque a Oposição tem sido péssima. Ai de nós se continuar a mesma lógica. Ai de nós se a Oposição não mudar o discurso incrivelmente baixo, se não se apresentar como uma colectividade de grandes homens desta terra, se não transmitir confiança e solidez. O Governo mantêm-se de pé, mas a que custo? Digo, a que custo em termos de $.

1 comentário:

Anonymous disse...

concordo com a "tabela de preços", na bolsa ,o MC se vende a preço de banana...podre
jà agora, ja pensaste numa carreira de analista politico? eh eh eh
Hiena