6.11.08

Metade cheio ou metade vazio?

Imagem: cartaz do filme "Lost Highway", de David Lynch
Quem mora na Praia e anda de carro deve sentir aquela pontada no kundindin (vulgo, cóccix) de toda a vez que o carro bate num buraco. Ainda por cima agora que tudo está em obras (uma salva a isso!). Esta cidade tem um ENORME problema de estradas de acesso; se uma estrada fecha-se para obras, é a maior confusão.

Alguém que me informe, por favor: como veio cá parar a circular? O dinheirinho, quero eu dizer. É que muitas vezes aparecem os tipos de fora (MCA, Banco Mundial, etc), esses tipos chamados Consultores, que ganham pipas de dinheiro dando-nos conselhos úteis de como devemos desenvolver e, plin, aparece uma circular. Excelente. É uma obra de grande envergadura, é futurística, marca a expansão da cidade, transportará os turistas directamente do aeroporto ao Golf Resort, sem passar pelas pocilgas da cidade, etc, etc. Só que de momento não tem uso nenhum.

Enquanto isso, todos os dias, quatro vezes por dia, no mínimo, milhares de condutores sofrem pelos becos da cidade. Há duas posições aqui: boas estradas no interior da cidade, ou um grande estrada no exterior da cidade. Bravo pelas excelentes vias principais, que já estão a ser asfaltadas. Mas e as estradas de acesso? E a incrível rede de estraditas existentes, estreitas, esburacadas, não sinalizadas, mas super úteis? Alguma ideia?

3 comentários:

JB disse...

Não serve para nada? Oh César! Até eu, que moro no Mindelo, sei que a circular é hoje o local um dos preferidos para levar meninas para namorar e fazer outras coisas de não-pode-ser! «Lebam pa circular, baby!» Hehehe

Anonymous disse...

acredita q qdo começar a servir já vai estar toda degradada, cheia de construções clandestinas ao lado (essa se calhar é a melhor parte:-...a mais engraçada com certeza).
Entretanto vão perdendo-se as oportunidades de realizarem-se um rede de "pequenas circulares" que liguem efectivamente os bairros.
Socorro: via de ligação q.canela/terrabranca/belavista/eugenio lima feita pelo vale de fonton (acesso tb a palmarejo e achada sto antonio) está quase a ser impossivel!socorro aproveitem pelo menos essa!!!!!!!!!!!!!!!! :-) :-)
abraço rapaz
nunolobo

Cesar Schofield Cardoso disse...

Esse João, só quer é sacanagem!

Pois Nuno, quantas vezes já falamos nisso, não é? E é só parte do problema. Podemos falar da asfaltagem da estrada da Gamboa, sem nexo nenhum, sem aproveitar para requalificar a orla marítima (pura burrice, porque podia até abrir espaço para novos negócios, tipo bares, esplanadas, parques, etc); podemos falar do parqueamento; podemos falar da falta de espaço para o peão; podemos falar dos separadores das estradas, super perigosos, porque baixos, porque se um carro bate aí, em vez de travar, vai pular para o outro lado, etc, etc, etc.

Enfim, Praia.Mov