5.11.08

Momento histórico

Eu não entrei na febre Obama. Publiquei um post que irritou algumas pessoas, aqui, em que recusava endeusificar o homem. Não acredito que os EUA deixem de ser o que são, que deixem de ter Guantanamo, que passem a ser julgados no Tribunal Internacional, que poluam (muito) menos, que iniciem guerras estupidamente, que parem de apoiar Israel incondicionalmente, que diminuam as bases militares no mundo, que tenham um sistema social mais justo, que promovam o Comércio livre, etc, etc. Mas tenho de reconhecer que a vitória de Obama nos EUA é uma grande vitória simbólica. Para mim esta vitória significa uma coisa: que o tempo de branco, preto, amarelo ou vermelho está a ficar REALMENTE uma coisa do passado.

Que estas eleições sirvam de exemplo a nações que ainda teimam em reprimir uma parte da sua população, com argumentos parvos de primeira, segunda ou não sei quantas gerações. Que paremos de ouvir altos dirigentes de países, pretensamente nossos parceiros, a atirar da boca para fora, considerações ligeiras. Fui claro Ferreira Leite?

1 comentário:

Cesar Schofield Cardoso disse...

Sem dúvida que o mundo está a passar por um momento histórico...juntamente com o grande momento de crise do capitalismo. Acredito que seja "time of changes". Acredito que Obama seja um grande passo de qualidade em relação à administração anterior (mas isso é fácil). Eu só digo que é preciso manter-se moderadamente expectante em relação às mudanças. Que as vai ter, certamente, mas não estamos a falar de nenhuma revolução aqui, como já ouvi algures.

Abç