21.12.08

Arte em segundo plano

(quem é o autor da foto? apanhei-o no Expresso da Ilhas, mas quem é o autor?)

Solange apresenta o seu primeiro álbum, Hotel Trópico, Sábado, dia 20, 19h.

À partida seria um bom programa. Confesso que estava desconfiado da escolha do Hotel Trópico. Para mim, arte é para ser apresentada em lugar de arte. Todos os meus amigos artistas, quando apresentam um trabalho, num espaço que não tem a religiosidade necessária da arte, faço sempre esta crítica: ficou a faltar ambiente de arte. No caso deste evento da Solange, não só ficou a faltar ambiente de arte, como a arte foi só uma fracção do todo:

O espectáculo, se é que se pode chamar aquilo de espectáculo, começou com 1 hora de atraso!! Razão, toda a gente aguardava o Presidente da República. Meu querido Presidente, com esta a Excelência perdeu pontos da minha admiração. Foi inqualificável! Quase me levantava e ía para casa, bem mais quentinha que aquela noite fria que se fazia sentir à beira da piscina.

Mas o pior estava por vir: um rol de marketing descarado e sem graça dos Mendes Brothers e, mais grave ainda, os discursos de João Mendes e Ramiro Mendes. A esses dois, aconselharia uma coisa: tenham também profissionalismo de discurso. O improviso, que fica bem na arte, não fica tão bem em determinados momentos: ao iniciar a apresentação, João improvisa claramente, cumprimentando o Presidente, o Primeiro Ministro, quase a esquecer a Primeira-Dama, que se não me engano devia ser cumprimentada logo depois do Presidente, depois esqueceu todo o corpo diplomático que estava ali, não cumprimentou os familiares da artista, quanto menos o resto do público. É assim: ou há protocolo ou então o homem devia simplesmente apresentar o evento. O Ramiro, este é que acabou por nos massacrar com as suas dissertações sobre História, Cultura e Política. Ramiro pára com isso! Pela segunda vez oiço o homem, com as suas considerações leves sobre a Cultura e a sua ingenuidade sobre a Política. Ainda por cima puxando o saco de Pedro Pires a toda hora. Ainda por cima roubando protagonismo à artista.

Por fim (depois de 1hora + discursos estapafúrdios) veio a arte. Foi um deleite ouvir e ver Solange. Ela tem uma interpretação segura e convicta. Expressa bem no palco. Fala bem, acabando por salvar os discursos. E a música, aí sim parabenizo os Mendes Brothers, está deliciosa.

No encerramento, mais discursos dos MB, uf!!! Conclusão: a arte da Solange, que devia ser maior parte do evento, ficou reduzido a uma peça de marketing dos MB. Detestei!!

8 comentários:

Cesar Schofield Cardoso disse...

Oi Amilcar. Sobre o hotel, não desenvolvi, mas disse aí sobre a arte nos espaços da arte. Ou seja, a arte em salas de música, em galerias, em museus. Essas apresentações em hotéis puxam a arte para o lado do entertenimento, um conceito muito presente na nossa "arte", que contesto bastante. Não tenho nada contra o entertenimento, desde que seja feita a distinção entre arte e entertenimento.

Abç

Anonymous disse...

sô fkà mesmo a ideia :o M.C. que se cuide ,no que diz respeito a "discursos" (longos e impotentes) tem a concorência do RM...

Hiena

Sara disse...

Achei estranho a Solange no Hotel Tropico...tens razão...arte em local de arte..assim cria se o eclipse...mas ..ja ouvi a cantar..e gostei...
Não sejas Ingenuo....a culpa do atraso não foi do Presidente....pensa bem..e vê!..a organização para não ficar mal põe ....

Cesar Schofield Cardoso disse...

...Inclusive deviam pedir desculpas ao Presidente.

Anonymous disse...

Lugar de arte ê undi? Coba Minhoto? Safendi? Platô? Cloaca? Paxenxa pá nhô!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Lugar de arte é como lugar de missa, se é que me entendes? (duvido).

SP disse...

lugar de arte??? Bem, essa saiu-te um bocadinho ao lado, não??? a arte acontece indipendentemente do lugar e o trópico seria um sítio tão possível como qualquer outro...

Cesar Schofield Cardoso disse...

SP

A arte pode ser LEVADA para todo o lugar. Mas existem lugares para a arte, porque tecnicamente necessitam desses lugares. Senão não se gastavam milhões em lugares apropriados.

Outra coisa é ARTE NA RUA, que tem a ver com a Arte Urbana. Ou então Land Art que tem a ver com a arte na natureza, com elementos da natureza.

Entretanto, todo o espaço, mesmo um hotel, pode se transformar em "lugar de arte", desde que seja essa a intenção. Caso contrário é puro entretenimento, uma noção que agora confundimos com arte.