17.12.08

Cidadania distribuída

Instalação de Pascal Combis
Filinto escreveu uma expressão que achei engraçada: "A blogosfera caboverdiana, a nova diáspora CV"

...tenho dificuldades em a encarar assim, porque a diáspora supõe sempre uma certa alienação da sociedade de origem. A blogosfera CV, movimento incipiente, circunscrito e (des)necessariamente elitista, visto a pobre penetração da Internet na nossa população, é uma versão séc.XXI do que foi "Sopinha de Alfabeto", só para dar um exemplo em que Filinto participou. É uma acção vinculada à sociedade e não alienada.

Na era da Internet, apareceu o conceito de "informação distribuída". Até mesmo as aplicações informáticas correm de forma distribuída: um Banco, por exemplo, pode ter o cálculo de câmbio num servidor na Japão, as contas dos clientes nos EUA e se apresentar para o cliente, de forma transparente, num site, como entidade única. O mesmo está se passando com a informação e até mesmo a arte. Hoje já existem formas de colaboração artística pela Internet.

Em CV, os novos conceitos da cibernética são ainda mal apropriados, ou apropriados de forma inconsciente. Usamos a Internet, um conceito amplo, global, distribuído, colaborativo (Wikipédia, por exemplo), mas continuamos a funcionar de forma "ilhada"...demasiadamente individualistas.

Tenho defendido para a blogosfera: que cada um cuide do seu sítio, muito bem, mas, que seja de tempos em tempos, que surjam colaborações de maneira a encorpar a mensagem. Imaginem todos os blogs CV, durante uma semana, a debitar um único assunto. Imaginem a pressão política que isso seria.

6 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

César nisso dos blogs tirarem uma semana de cada mês para falar de temas pertinentes berdianos assino por baixo.

Cesar Schofield Cardoso disse...

E vai um para o movimento!...Quem mais?

Fonseca Soares disse...

César, pensando um pouco sobre a analogia - feita pelo Filinto - entre a blogosfera e a diáspora berdianas... no máximo achei bonito, mas estou d'acordo contigo que há distâncias que passam pelos 'pés fincados na terra'. E nesse mesmo plano, sou mais de caracterizar a blogosfera berdiana com a junção da diáspora com os residentes num todo, único e indivisível. O ponto forte da nossa blogosfera...
Já sobre a tua proposta, que abunda na mesma direcção duma entidade única, forte, total, inteiramente de acordo com a introdução dessa ideia de organização/concertação/movimento.

JB disse...

César, foda-se, concordo, assino por baixo e vou com o comboio.

geracao20j73.blogspot.com disse...

Se é para criar um Movimento para mudar um pouca o país estamos juntos. E podias discutir isto já aqui.

Edy disse...

Podes pôr-me nessa lista e propor o 1º tema...