11.12.08

Countdown project

Faltam 159 dias, 9 horas e 17 minutos para terminar o prazo que o Ministério da Cultura deve estregar o Plano Estratégico da Cultura, PES. Estou em pulgas!

Hoje foi anunciado que vai haver (mais) um fórum para debater o ALUPEC. Para começar o MC está virar um especialista em fóruns. Faz sentido, na medida em que este país tem a cultura dos fóruns, mesmo que não produzam coisa alguma e gastem centenas, ou mesmo milhares, de contos. Preciso saber: as (in)conclusões e as re(co)mendações deste fórum vão ser integrados no tal PES? É que preciso saber se ponho mais um contador, para a implementação de políticas efectivas de defesa das nossas línguas, ou não.

Bom, sei que o tema é ALUPEC, mas, ao meu ver, precisamos falar de Língua, que no nosso caso são Línguas. Não é todo o país que é bilingue, ou semi-bilingue, como somos. Mas há uma grande distorção no tratamento do assunto: a língua mãe não é ensinada nas escolas/a língua madrasta é ensinada pessimamente; a língua madrasta tem autoridade decretada/a língua mãe tem autoridade efectiva;...e por aí fora.

O certo, certinho, é que somos mal servidos de ensino de Língua(s) e por isso praticamente não temos Literatura.

2 comentários:

JB disse...

Cesar, bem dzid! Más un countdow desses e un ta promovê un petição pa es contratob pa Ministro da Cultura, ma ke condição de bo contratá Hiena como bo acessor. Ki tal? :)

Cesar Schofield Cardoso disse...

Eheheheheh, que giro que seria.

Já estou a ver os posters do Hiena nos corredores do MC.