2.12.08

Mulas

"Mulas" é o nome dado a pessoas que transportam a droga, dentro do próprio organismo. Que raio de nome feio que se farta! Por muito respeitinho que se tenha às mulas, mas apelidar um ser humano assim...! O triste é que, apanhadoa na grande teia do tráfico da droga, arriscando a vida, transportando quantidades impressionantes de droga dentro do organismo, acabam por ser isso mesmo.

Da Caps, um comentador do post anterior, disse a coisa certa: elas acabam por ser as grandes condenadas de todo um sistema, que nem mesmo os políticos estão isentos de culpa. É claro que o que fazem é crime e deve ser punido, mas é preciso urgentemente agir sobre todo o montante do problema. É só ver que o Primeiro-Ministro declara publicamente que há actividade política financiada pela droga e isso não tem consequência nenhuma. É só ver a quantidade de negócios (prédios, automóveis, estabelecimentos) que florescem por aí com dinheiro duvidoso. É só ver os advogados com alta responsabilidade no Estado a defender a "honra" de traficantes. É só ver, ou aliás, não ver o Ministro da Administração Interna a vir mais vezes à Comunicação a falar do tema. Por alguma razão mereceu a classificação de "tocha apagada" aqui neste blog.

Tenhamos a coragem de dizer: a nossa sociedade está impregnada de droga, das águias reais às mulas e que todos nós, mas todos nós mesmo, participamos disso. Ninguém tem o direito de se ausentar da sua responsabilidade social, sob pena de não pertencer a sociedade nenhuma. Mesmo quando achamos que não temos nada a ver com as questões, participamos, ao votar, ao consentir, ao pagar impostos, ao adquirir bens, ao calar-se. A democracia pode ser tão perigosa como a autocracia.

3 comentários:

JB disse...

César, realmente é triste como os tempos mudaram (e para pior). Dantes, chamava-se "mula" aquelas mulheres lindas e esculturais de deixar qualquer homem maluco. Um expressão principalmente do norte de Portugal: "Fuoooooda-se, olha-me que mula, caago!"...

Agora, utiliza-se o termo "avião", mas como andam os nossos TACV, não me parece que isso seja um grande elogio às nossas mulheres. :)

Enfim, um pouco de humor, porque se tem assunto que me deixa fora do sério é este da droga.

Há uma forma muito importante de participar na luta contra a droga, César, e hoje em dia até que pode ser difícil: resistir ao seu consumo. Pura e simplesmente. É um primeiro e grande passo.

Anonymous disse...

uma questão que precisa mais vezes ser pautada para debate. e é realmente de bradar aos céus a passividade dos políticos, de ambos os lados, perante esse assunto letal para a saúde da nossa sociedade. Só um reparo: o termo mula é usado tanto para as mulheres como para os homens que transportam drogas.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Obrigado pelo reparo. Vou reparar.

A passividade tem a ver com o pensar que o problema não é grave e com a mania caboverdiana de "depois vemos"