29.12.08

O(s) erro(s) de JMN

José Maria Neves, que passou o tempo todo preocupado em tornar CV um país receptor dos maiores investimentos estrangeiros, nem sempre conciliando da melhor forma a economia, o meio ambiente, o desenvolvimento social e muito menos a Cultura, acordou para o facto de não ter tido até esta nenhuma política para a Cultura. Nenhuma!...pelo menos que eu conheça.

Entretanto o Premier acordou da pior forma. Apanhado por protestos cada vez maiores em relação ao sector, foge para frente, como se tornou prática aliás nesta terra. No Natal ele falou na língua caboverdiana, para "homenagear" a Cultura (!!?). Primeiro erro fundamental do Premier: passa o tempo todo da sua governação a "homenagear" a Cultura, enquanto se espera do Governo uma visão clara da Cultura, seguida de políticas concisas, ou seja, políticas que tenham em vista impactos e resultados, mas, atenção, não impactos e resultados medidos em termos económicos. Segundo erro fundamental do Premier: confundir "Política Cultural" com "Entretenimento Cultural". Realmente, o que ele quer é entreternos com a questão, enquanto pensa numa solução, de como, por exemplo, pedir delicadamente que Manuel Veiga vá ser útil em outro sítio e, mais difícil ainda, convercer uma pessoa de craveira deste país a aceitar o cargo.

2 comentários:

Anonymous disse...

Bom, pelo menos o Zema não veio com a conversa de "falar na criolu pa tudo caboverdianos e caboverdianas podi entendel..."
Edson Medina

Et disse...

Es li e pa faze "konexon" entri partuges ku, ku kauverdianu. Pidi lisensa pa papia kauverdianu na partugues... kuzas di pulitikus. E pur isu ki N sta li!