26.1.09

Blog joint: Sobre o Ensino Superior


Imagem: Gianmarco Lodi

Imaginem que se pudesse dar tal ordem: "Acabem com o Ensino Superior em Cabo Verde!".

É pois impensável. Como poderíamos interromper o jogo económico que são os investimentos privados que empregam gente e pagam impostos, adicionado aos milhares de contos das famílias que circulam por essa via? Como poderíamos ter tamanho recuo político, interno e externo? Como podíamos prescindir deste atractivo ao investimento estrangeiro baseado na mão-de-obra altamente qualificada? A pergunta mais importante: que alternativas teriam os milhares de alunos que completam o 12º? As do passado faliram.

Ensino Superior em Cabo Verde já é vital, mas, convenhamos, como está também não dá! A começar pela quantidade de instituições privadas, que me parece de um aparecimento facilitado demais. Periga acontecer o que aconteceu com o grogue: na falta de cana para tanta produção, legaliza-se a fabricação através do açúcar. Ou seja, baixamos as exigências quanto ao nível dos professores, do equipamento e material didáctico, dos currículos, das certificações e acreditações, para permitir tamanha proliferação. Formamos técnicos à marretada, porque o sistema precisa andar.

A crise desponta. Já temos arquitectos formados no país que a Ordem de Arquitectos não reconhece. A Ordem de Engenheiros segue a mesma linha. É o sistema confrontar-se consigo próprio, auto regulando-se. Resta saber como vai se auto regular: reenviamos os alunos à escola, ou continuamos a baixar o nível para que a mediocridade continue a passar? A Educação que aprenda com a sua irmã Justiça, que políticas mal direccionadas acabam mal.

Sigam este tema em

4 comentários:

Anonymous disse...

Porquê aqui na Europa não reconhecem os diplomas do Brasil, Argentina, da Ex-URSS, etc? Como dar a responsabilidade de intruir os outros quando a formação do formador (com excessão de algums casos) é fraca?

moreia

Rony Moreira disse...

Já estava a espera de texto satírico do seu lado César, talvez a satírica ajude que tem o poder de decidir a alterar mau estado de humor do ensino superior.

JB disse...

Não há nenhuma necessidade de abrir os comentários à MODERAÇÃO. Aliás, na Semana os comentários são MODERADOS também, não tem publicação automática. Onde já se viu um debate sem moderador? Fica tudo a falar ao mesmo tempo e ninguém se entende. Ter moderação, imparcial, não é impeditivo de um grande grau de participação. Antes pelo contrário. E ha por aí muito locais que mostram isso mesmo. Abraço.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Fujão!