4.1.09

À conversa com João Branco

Existe definição mais importante numa sociedade que a de família? Estou cada vez mais convencido de que não.

Das coisas que mais me inspiram na vida é visitar pessoas, também inspiradas, em suas casas. É onde se revelam na sua grande intimidade. É onde se definem pelas cores pintadas nas paredes, pelos objectos, pela música, pela conversa, mas sobretudo pela família. A do João passou a ser minha um pouco. Apresentando:

Inês, a filhinha codé, logo a rainha total da casa. Uma lindeza de 3 anos.

Laura. Quando fui ao Mindelact pela primeira vez, saltou-me à vista uma criança super expressiva. Fazia pequenas performances a toda a hora, com toda a gente, incrivelmente divertida. Agora conheço-a mais. Mostrou-me os seus desenhos que tema mesma expressividade das suas “performances”. Um encanto de 11 anos.

Bety. Mãe, mulher, chefe, artista…uma personalidade. Das pessoas que se conhece às prestações. Cada prestação é melhor, a dobrar, que a anterior. Esta senhora é actriz, faz uns figurinos lindíssimos para o teatro, faz marionetas e máscaras lindíssimas. Anda em Belas-Artes e vou torcer que surpreenda este país ainda mais.

João, vivendo num reino de mulheres com tais personalidades, logo o elo mais fraco, eheheh. Mas uma das pessoas mais importantes deste país. Aprendamos a conviver com estas constatações. Este homem constrói o que vivo dizendo que não construímos: PATRIMÓNIO. Ele vai estar ligado aos ossos da nossa história, por obra e não por placas de inaugurações e por discursos. Certa vez, estando eu intrigado de como o Mindelact acontece cada ano, sempre com a mesma qualidade, ultrapassando todas as dificuldades, perguntei-lhe qual seria o segredo e ele respondeu: comungamos um sentimento de família e por isso todos lutam para que sobreviva. É pois uma dos nossos temas predilectos de conversa, mesmo quando não dizemos explicitamente a palavra “família”. Estamos sempre a falar de associação, projecto, grupo, colaboração, que são (deviam ser) formas de dizer: família.


E ainda, à conversa com João, ouvimos o disco do seu pai, José Mário Branco, que passei a saber que é uma das personalidades mais respeitadas de Portugal. Caso para dizer: há famílias que nos inspiram.

3 comentários:

http://abebedorespgondufo.blogs.sapo.pt/ disse...

FELIZ ANO NOVO 2009

Anonymous disse...

Anonimo e Cesar: LOL LOL. Gato Esteves.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Gato Esteves, tens razão de rir. Arrependi-me de ter respondido ao Anónimo. Mas...que a emoção tenha espaço. Não temer ser impulsivo e errar e consertar.