12.1.09

Erro(s) sistemático(s)

Quando as políticas, ausência ou deficiência delas neste caso, tocam a vida das pessoas é que começamos a dar conta que Política não é um mero jogo de palavras; tem consequências; e graves! Vejam o que está acontecendo com a Justiça.

Queríamos Ensino Superior (ES) no país a todo o custo e assim o introduzimos, de qualquer maneira. Alguns dirão: tínhamos de começar por algum lado. Sim, mas ES não é coisa que se inicia, como se inicia um bar. E as vidas que condicionamos de forma indelével?

Mais uma vez começamos e só depois pensamos em regular. E assim nasceu a Universidade Piaget CV, uma pequena aberração do sistema. Esta univ iniciou um, pasmem, curso de Arquitectura!! A Ordem de Arquitectos (OA) avisou que o curso não cumpria com alguns requisitos e poderia vir a não ser reconhecido. Dito e feito. Saiu a 1ª fornada de arquitectos e a OA não os reconhece. Crise. Um dos alunos põe a boca no trombone, acusando, pretensiosamente, a OA disto e mais aquilo. Mas em nenhum momento aponta um dedo à sua univ, que vende tudo menos qualidade. Disseram-me que a mesma celeuma está a passar-se entre os formados em Engenharias e a Ordem dos Engenheiros.

Pronto. Corrigimos a situação um bocado com a criação da Universidade de Cabo Verde (UnivCV), que tem trabalhado para recuperar o prestígio do ES, não sem um rol de intrigas. Ao menos introduziu-se a noção de que o ES não se faz de um dia para o outro. No meio tempo em que a UnivCV luta pela dignidade do ES, pipocam universidades, como se plantação de tomates se tratasse.

Agora a parte humana. Os alunos queixam-se de não ter bilbiotecas, laboratórios, de não ter aulas práticas, de faltar professores, de terem professores de bradar aos céus, de abusos das reitorias, de pagarem muito e de receberem pouco. Os professores queixam-se de faltar condições e material didático, de falta de organização e de abusos das reitorias. As empresas queixam-se de um incrível despreparo dos alunos formados in CV. E os alunos ainda não perceberam a alhada em que estão metidos.

Não estaremos a comprometer perigosamente uma geração inteira? Como diria o Chefe da Sombra (vulgo, Oposição), é um escândalo Sr.Primeiro-Ministro!

4 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Schofield eu que estou directamente ligado a uma Universidade sei do que falas. No entanto, convém salientar que o problema vem de baixo (das escolas secundárias), isso no que toca aos alunos e ao seu conhecimento limitado qd chegam ao ES. Qt ao ES, o problema está na mercantilização do sistema (e a UNI-CV não está imune - ES=empresa). Depois não há bibliotecas, aulas práticas, o professor acha-se dono da verdade e não deixa o aluno crescer, porque não pode ir contra a verdade do senhor dr., Muitos professores irresponsáveis, etc. Depois, adotou-se uma atitude de quem pode paga e como paga muito exige notas para passar(é o que acontece por exemplo na Piaget - pelo menos é o que alguns docentes e discentes dizem).

Cesar Schofield Cardoso disse...

A minha pergunta agora é: como vamos resolver isto?

A Ordem baixa os seus critérios? Esses técnicos nunca poderão exercer? As universidades serão obrigadas a "completar" os currículos não conformes? Gratuitamente? O Governo assume a responsabilidade política? O que diz o Min.Educação? O que dizem os pais? O que diz a sociedade, de uma maneira geral?

Ai, ai, ai, esse desenvolvimento mediano!

Redy Wilson Lima disse...

Radicalmente falando acho que a ordem deve manter os seus critérios e os ex-alunos que coloquem a Piajet no tribunal por fraude ou outra coisa parecida. O governo (assume aculpa política em banilazar o ES) que exige a mudança de paradigma do curso referido (os alunos que voltem à escola para completar) e outros e de licenciamento das Univcersidades e Escolas Superiores. Mais rigor se faz favor.
Da sociedade civil não espero nada porque ela é como nós o conhecemos, passivo. Resta os blogs alertar e discutir descomplexadamente o assunto. Os pais desde que os filhos tenham o canudo na mão, no pasa nada. Na verdade a culpa é de todos nós, partidos políticos, governo e sociedade civil.

Mário Vaz Almeida disse...

Uma coisa é certa. Esses alunos não devem ser deixados fora do sistema e da vida profissional a que t~eem direito de piis de largos anos passados na UniPiaget. Acho que se devia fazer como no caso do ensino privado: exames que darão acesso a uma carteira profissional. Nesta situação o aluno pode aceder num sistema de tentaivas e erros que será de acordo com a qualidade daquilo que lhe foi ministrado na UNIpiaget. Pode eventualmente recorrer á explicações de arquitectos mais experientes até conseguir ....