29.1.09

Estado de excepção - sequelas

Revista Continuum
Pelo barulho gerado pelo caso Murdeira, cá pelos lados da blogosfera, sentimos que a nossa sociedade, ou comunica pouco, ou comunica mal, ou ambos. A deficiência de informação em CV torna-se evidente quando, mesmo os técnicos envolvidos na questão, estão de fora dos dossiers. Todos os que trabalham ou já trabalharam na Adm.Pública sabem disso: a informação circula mal. Os técnicos não são tidos nem havidos. Mas também os técnicos, muitas vezes, estão se borrifando para os dossiers e depois fazem-se de chocados com as consequências do borrifo.

Ainda estamos longe da situação em que, um técnico licenciado exija que a sua autoridade seja reconhecida. O que acontece nos gabinetes é que os técnicos estudam, analisam, comparam, investigam e elaboram pareceres, que depois passam ao decisores políticos, que são utilizados de acordo com a conveniência política. Ainda alguém tem que me convencer que o Governo não ultrapassou os técnicos do Ambiente na questão Murdeira. Um comentador aqui, por sinal técnico do Ambiente, diz que se sente um burro (SIC) porque depois de tanto mostrarem que a Murdeira não pode ser mexida, pelo simples facto de ser reserva ambiental protegida, que só pode ser usada para fins educativos ou científicos, mesmo assim o Governo decide avançar com o projecto.

Kiko, conhecedor de causa, faz um balanço entre a preservação da natureza e a necessidade económica e estou certo que ele conhece melhor que nós todos os meandros da coisa. Um outro comentador retorquiu o que ele disse sobre o mitigar dos impactos ambientais negativos, falando em uso de explosivos (?!). Vamos ver: temos aqui um técnico (Kiko) que fala de cara aberta; temos também outro comentador que pode ser um técnico do MA, mas tem a necessidade de anonimato. Não discuto o direito da pessoa ao anonimato; pergunto-me do porquê de tanto anonimato. Será que não estamos devidamente blindados de represálias? Ou será que transportamos o fantasma da repressão de tempos outros?

Estou tentando resumir as coisas na minha cabeça: parece que há leis que impedem literalmente que se construa estruturas na Murdeira, que não as científico-educacionais; parece que o Governo quer dar uma sobrevoada nessa nessas leis; parece que os técnicos são ultrapassados; parece que a sociedade tem medo de pôr a boca no trombone; parece que um magistrado resolveu por ordem nisso tudo. É tudo um reino de "parece". Esta sociedade tem que aprender a comunicar, intensamente, exaustivamente, antecipadamente, para que todos estejam alinhados, concordando ou discordando.

Notinha: já ouvi críticas de que por vezes não sou justo com as palavras (!!) pessoal, come on! A ideia não é ser justo (quem sou eu?); a ideia é falar, falar, falar...até perceber muito bem.

2 comentários:

técnico disse...

César, eu sou um dos anónimos por obrigação mas, digo-te, pertenço infelizmente ao M.Ambiente e não quero ser perseguido como fizeram com colegas meus por causa deste caso e, que, por causa dele foram despedidos. Olha, pede e certamente alguém há de mostrar-te que, para além da lei proibir como bem dizes e o Moeda já o fez também, por ser reserva natural únicamente destinada a uso ciêntifico e educacional, que existem muitos pareceres elaborados depois de um falso, e que veio a critica-lo, que os danos ao ambiente lá serão terriveis. Seria um adeus aos corais, visitas de baleias, tartarugas e especies, muitas que não vou aqui enunemar para além da destruição de um patrimonio natural, um berçario - enfim,mas, não por último um ataque directo, fronta e perigoso aos nossos pescadores. As pessoas não têm noção da importância desta área para os peixes e pescadores. Nós que estivemos com a anterior Ministra e que aplaudimos a sua atitude perguntamos porquê que agora finge-se todos os nossos pareceres e vai-se contra eles? Na verdade, só tenho de agradecer o Moeda, a sua cpacidade civica, a sua coragem e competência como as pessoas que lhe cederam os estudos. Há de facto um estudo sem qualquer rigor e ciêntificidade, oco e sem fundamento, que, posteriormente criticado por vários outroscompostos por equipes multidisciplinares de técnicos abrangentes várias áreas do ambiente e comconhecimento profundo e local da Murdeira e todos arrasam o «falso? mas, por ser o que convêm à alguns servem-se dele para dizer que, bem, há danos mas, estes podem ser mitigado se se tomar as devidas atenções. Pura Mentira. Quais atenções, qual quê!?!E,sim, o uso de explosivo é inevitável como a abertura de vários canais paralá se poder trabalhar. Isto pode ser mais uma aparência César, mas, o sentimento dos técnicos que trabalharam estes estudos é de revolta, revolta total mas, acreditamos em Moeda.Acredita que nós, nem ele nem os caboverdianos somos uns «mera aparentes».Técnico anónimo porque não é filho de ministros que lhe arranjem emprego fácil e tem familia para alimentar.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Estado grave!!!!