19.1.09

Filmes da minha vida

Este filme é rigorosamente fotográfico! É do fotógrafo Anton Corbijn. Quando fotógrafos (bons) descobrem a linguagem do cinema, costuma resultar em obras visuais muito potentes, como é este filme. Ainda por cima uma dramaturgia intensa. Um filme é uma sequência de fotogramas. Cada segundo de cinema equivale a 24 fotogramas aprox. Este filme tem 122mn, que é como se fossem 175.680 esplendorosas fotografias. Tão a ver a loucura?!

3 comentários:

OG disse...

Já fiz a requisição. ;)

Mário Vaz Almeida disse...

Interessante! Chris Marker, um documentalista vanguardista, realizou em 1962 algo parecido: um documentário chamado "La Jetée". Um filme de ficção científica feito só com fotografias. É a estória de um homem que guarda lembranças de uma infância feliz antes do trauma da guerra, e que, numa ida ao aeroporto, quando criança, vê um homem ser assassinado. Cientistas da pós-guerra escolhem-no como cobaia para experiências de viagem no tempo e na sua longa retrospectiva mnemónica, agarrado a uns fios e aparelho, as suas memórias reconduzem-no inexoravelmente para esse único momento.

Mário Vaz Almeida disse...

Sim, Cesar: entendi mesmo sequência de fotogramas. Quis apenas sublinhar em função disso uma experiencia similar, nesse caso só com fotografias.