16.1.09

Massagem de egos, masturbação mental e outros fenómenos psíquicos

Ricardo Galésio
OK, vamos lá mandar uns valentes PUTA-QUE-PARIU para desinflamar esses egos que começam a voar por aí. Quando os blogger começam a lavar roupa suja em público, é um muito mau sinal. Algures, algo não funcionou.

É assim: eu gosto de ter um blog; gosto de ser publicamente activo; detesto comentadores da treta; adoro comentadores construtivos, anónimos ou não; adoro certos blogs; gostei da ideia do jornal Nação, de nos escarrapachar numa das suas páginas; detestaria a ideia de nos tornarmos vaidosos com isso; gosto de blogs "engajados", de blogs com personalidade. Um blog é um acto individual, mas alguns de nós temos uma acção pública, o que resulta num acto individual com sentido público. É no ponto de equilíbrio entre estas duas dimensões (pessoal/público) que precisamos encontrar a ética da nossa acção. Que se lixe a ética? Então que se lixe a vida pública; tornamo-nos individualistas e anulamos a nossa "utilidade" pública.

Dois blogger, grandes amigos, que não deixarão de o ser por post e meio, engalfinharam-se a propósito de um assunto. Interpretem isso como uma deslocação do ponto de equilíbrio de que já falei. Tenham calma; antes de ajuizar, atentem nas mensagens subliminares que isso contem. Aliás, caboverdianos, é chegada a hora de deixarmos de merdas de sentimentalismos, de deixarmos de atentar à forma das pessoas e de prestar mais atenção no seu conteúdo. Numa sociedade democrática (de facto), moderna, cosmopolita, política (no bom sentido), o debate é entre ideias e não entre comadres. Quando dois intelectuais de grande valor, como são esses dois aí, se engalfinham, pode até haver hiperbolação de egos, mas acaba sempre sendo uma análise...só que aos berros.

7 comentários:

Anonymous disse...

Pasrabens Cesar, enfim alguém a pensar com a cabeça fria.
Estou constantemente a ouvir(ler)a palavra liberdade, aliás para mim é essa a ideia dum blog, mas a ideia que tenho é que poucos(para não dizer ninguem) ainda estão preparados para aceitar criticas ou "análises" seja de que tipo for,
aliás as palavras tem a força que nos os atribuimos.

Abraço
D.Lopes

Anonymous disse...

Na verdade nunca houve discussao de assuntos, tematicas, etc...só se avaliaram pessoas, atos, gestos, expressoes, ambiçoes, etc. É isso que cansa em CV. Passa-se ao lado dos debates. Depois, quando a casa cai, vitima-se e quer-se fazer a "inversão de marcha". Costumo dizer que não é só na politica que se deve discutir ideias e nao pessoas...na vida social tb, nos nossos habitos. Vamos debater opiniões e não "opinar" sobre o fundo, a origem e as raizes da determinada posição. É lamentável. Que vontade eu tenho que alguem discuta comigo as posiçoes por mim defendidas no 180º. Ao contrário preferem debater: se sou politicamente correcto ou nao,os meus níveis de irreverencia, se tenho futuro politico ou se nao tenho, se sou arrogante, se sou "orgulhoso"(???), porque me chamam de cientista politico ou politólogo, politologista, se faço olhinhos, ou as minhas covinhas aparecem, ou o raio que for...
Eu nao quero participar da equipa dos problemáticos deste pais...antes quero jogar na equipa dos solucionáticos!!
Abraços,
Edson Fontes Andrade Medina

Cesar Schofield Cardoso disse...

...e para não cometer mais erros, prefiro deixar a onda passar, tirar todas as lições deste draminha e aprender mais sobre isto de se relacionar com os outros, sem ajuizar sobre o outro, mas sim sobre a sua ideia. Não estou imune a isso, mas tento todos os dias. Se falhar, conto que me digam.

da caps disse...

Se quiserem saber minha opinião, nunca vi a blogosfera made in/by CVs tão saudável.

Finalmente leio verdades, sem muitas lamechices e going into the point;
Vejo mais foco nos problemas e menos com no umbigo;

Se não se insultou ninguém, o que é preciso é capacidade de encaixe, parar para reflectir o que se disse corrigir se foi dito algo errado ou então assumi-lo.

Ou não é isso o princípio que os mesmos defendem como mandamentos do bom blogguer?

Anonymous disse...

Depois dos Puta-que-pariu do César a discussão deveria ter parado por aí... apesar de não considerar que tenha havido exagero nem de um nem de outro, aliás é bom ver que bloggers também são mortais (desinflamando os egos) e conseguem, também, chatear-se com coisinhas… Parecem políticos, he,he,he. O convite para o sumo de tambarina do Edson é por exemplo, politicamente correcto ;-)
Abç

Carlos Ferreira Santos

Alexandra disse...

Eu também gosto de ter um blog.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Kiko, políticos também são gente, como nós, eheheheh

Salim, na mesma linha, é humano o que aconteceu. Deverás concordar comigo: há anos atrás, tais confrontações não aconteciam; hoje acontecem, causam aquele mal estar, mas no dia seguinte todos estão melhores. Queres apostar que todos estão melhores hoje?

Também para mim foi o melhor programa que já participei. Tive um grande prazer em conhecer João Dono: firme nas ideias e incrivelmente respeitoso com o seu interlocutor.

Aos dois amigos, Kiko e Salim, abraços.