2.2.09

Deslocações

A exposição "Deslocações" (que acontece no CCP-Praia, de 27 Jan a 13 Fev), que tem viajado por Brasil, Moçambique e agora Cabo Verde, apanha-nos como um comboio que vai juntando pessoas ao longo do seu percurso. O tema da exposição centra-se nas migrações, que é o fenómeno que tanto têm mudado as nossas cidades, que tantos males têm causado, desde das vidas humanas que se perdem no mar, à rejeição que tem que sofrer o migrante, mas também com tantas riquezas que produz desde da diversificação de formas, imagens e sons, até ao recriar de culturas novas, inéditas, originais.

Se nós, caboverdianos, não nos pomos a pensar tanto nas migrações é porque somos a própria definição de "migração". Parece ser esta a nossa vocação universal: recombinar pessoas, recebendo-os de toda a parte, cruzando-as e reenviando-as por toda a parte. Participo nesta exposição com parte da colecção "Bianda", que é um trabalho sobre gente crioula, sobre a massa que somos feitos, nós que somos gente em permanente deslocação.

"Deslocações" é uma reflexão sobre nós.

1 comentário:

lucia marques disse...

César, é tão bom confirmar que a tornaram a vossa exposição! Deslocações é mesmo sobre todos nós, entre mundos, muitos mundos diferentes. muito obrigada pela oportunidade de vos ouvir, conhecer, aprender convosco. abraço do outro lado do oceano... lúcia