5.2.09

Moderação

Sobre o caso da Murdeira, porque fui investido a falar disso, quanto mais consulto sensibilidades diferentes e profissionais diferentes, fico mais com a sensação que o que nos falta é muita informação. Falta-nos problematizar as coisas. Falta-nos problematizar a intervenção no Ambiente, mas falta-nos também problematizar a viabilidade da protecção do Ambiente, que se debate com a mesma ordem de dificuldades que se debate a Cultura: financiamento. Ou seja, protecção do ambiente é caro, somos pobres, precisamos captar recursos, mas essa captação tem que permitir a transformação do Ambiente sem a aniquilar, pois claro.

Ainda falta muito para se ter uma visão clara da problemática. Por isso o Biandicator aqui ao lado mudou de crítico para moderado.

29 comentários:

Anonymous disse...

"protecção do ambiente é caro"

Actividade humana que é caro.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Pelo facto de ser protecção, de haver a necessidade de ser protegido, é que é caro. Se os comportamentos fossem responsáveis, não haveria protecção; seria livre.

Anonymous disse...

Captar recursos" seguramente de uma forma racional que todos saiam a ganhar... todos caboverdianos com a marina vao ser privados de alguns recursos pesqueiros que tem ...

As coisas nao sao feitas a toa... achas que o ministério calssificou como area protegida à toa... só porque lhe deu na gana?


ahahahah

Anonymous disse...

Hello Cesar! o problema é mesmo esse de pensar que proteção ambiental é caro.muito pelo contrario é barato, sô que normalmente somos todos levados a pensar que é algo que necessita de investimentos milionarios quando muito pelo contrario a curto e médio prazo ,com decisões tomadas no bom sentido, concertadas, o investimento têm o seu retorno , é certo, não é visivel no bolso de cada um (o que lixa muita gente) , mas a gratificação de viver numa cidade-ilha onde os recursos ambientais são explorados da maneira certa, e onde a simbiose homem-"natureza" funcione não tem preço... cabe a nôs todos mudar de forma de pensar/agir e fazer aquele esforçozinho como sempre, mas pra isso a que ter um governo na retaguarda(não confundir com polpa eh eh) que facilite tanto na criação de infraestruturas que permitem tal esforço... ha certas coisas que o dinheiro não pode comprar... claro que se calhar poderia ficar com os olhos em bico com 80 milhões de papeis, mas também pensaria duas veze se visse que em 15 anos a bonita orla maritima estiver sem vida , cheia de lixo, que as bonitas tartauginhas foram desovar na conchinchina...é que esses investimentos são sempre a prazo , um dia o dinheiro acaba,e natureza ficou fodida e consequentemente nôs também... compreendo que possam ter pessoas que pensam o contrario, respeito suas ideias e conceitos, mas não mudarei a minha: natureza acima de tudo ,afinal we are nature too..;
Hiena

Anonymous disse...

poderias especificar as informaçoes que necessitas? porque nao sei aonde queres chegar...

Anonymous disse...

poderias especificar as informaçoes que necessitas? porque nao sei aonde queres chegar...

Cris disse...

Exacto mas, acho que esta falta de informação já era o suficiente, bastante, alias DEMAIS, para agir, evitando erros ou danos irreversiveis. Mas, acredito no bom senso nesta matéria. De um lado a voz da lei do outro, bem, outros que também cremos não estarem contra o ambiente. Assim, com ponderação e, mais informação, talvez se chegue a algo bom para todos. Mas, que a lei define Murdeira como reserva natural destinada a fins educacionais e cientificos, a mim, não vejo onde cabe lá uma marina.

Veronica disse...

Cesár o governo teve na sua posse todos os instrumentos de tomada de decisao:

AIA, Estudos de caracterizaçao da Baia Murdeira, Estudos de várias universidades de renome internacional

Decidiu a revelia de todos porque está alucinado pelo investimento para turismo...

O poder financeiro está a engolir o poder politico... e isso temos que tomar cuidado por aí estamos a corrar sérios riscos e acordamos num país que nao é nbsso!

Cesar Schofield Cardoso disse...

A moderação é uma abertura para ouvir outras perpectivas da questão, também elas interessantes. Uma das chaves para reforçar a nossa posição é entrar dentro da lógica das posições contrárias. Baixo a guarda para permitir o diálogo e para me permitir assimilar mais.

Relaxem ;)

Anonymous disse...

as posiçoes contrárias tem vergonha de assumi-las ... porque no fundo sabem o que estao a cometer

Cesar Schofield Cardoso disse...

É verdade, o silêncio do Governo é irritante! Mesmo que o projecto seja justificadíssimo, este silêncio não abona ao seu favor.

Anonymous disse...

e o silencio é propositado porque na qualidade de jornalista perguntei ao Ministro há poucos dias atrás e ele nao respondeu... e depois fui censurada dentro da minha instituiçao informativa...

SA disse...

Amigos e César, deixem-me com animo leve, esclarecer algumas coisas. O estudo do impacte ambiental foi pedido pela Promotora e foi feito por, entre outros, o tal Kiko que andou por cá a escrever e que já disse que enviou uma nota para o jornal Asemana. Ora, este estudo foi submetido a uma avaliação por MUITOS técnicos, capazes, idoneos e estudiosos da materia que o CHUMBARAM. Mas, como na politica as vezes poderá haver interesses outros, para o confirmarem e demonstrarem COMPLETA IMPARCIALIDADE, chamaram uma delegação holandesa, igualmente multi-disciplinar que, conjuntamente com ONG`S, WWF, Pescadores e outros técnicos, fizeram um relatório final:CHUMBO ao estudo inicial, feito, por entre outros, teu amigo Kiko. Com isto, dois pareces favoraveis, a Ministra Madalena, Chumbou o projecto e encerrou o dossier. Tudo claro? Até aqui sim. Mas, não é que subsituem a Ministra e vem um outro que reabre o processo, pega no estudo do Kiko, repita-se chumbado duas vezes - NÃO INVENTO nADA, para quem quiser comprovar vá ao sia.com, e, este Ministro, repito, com 2 pareceres desfavoraveis, vem com o estudo chumbado dizer que quer avançar com o projecto. As informações que faltam são: porque o Ministro quer avançar? César, quanto ao resto, está tudo claro. Inclusive, MTOS participantes aqui e no margoso trouxeram valiosos contributos - muitos mesmo estão por dentro. Não falta informação nada. Olha, outra verdade, queres saber o motivo de todos estarem calados? Simples, é que sabem que o procurador do Sal não está para brincadeiras com este processo e, que, caso alguém venha fazer politiqquices, ele não vai deixar. Ou seja, caso o Governo, Promotor ou quem quer que seja venha dizer algo que afrounte as leis ele irá dizer algo. Ou então, desconfio que esperam a saida enunciada dele para dizer algo. Mas, ele não sairá. César, qualquer coisa pergunta.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Ai Jornalista, como me dói o facto de te tornares Anónino! Tens o poder da informação, mas o teu país não te oferece condições de a exercer ou é só prudência da tua parte?

zito ferreira disse...

Associação Voz de Sal 99 29253, Associação de Pescadores 99 20740. Consulta também a WWWF do Sal, não sei número. Tenta o Procurador, o processo (que sequer existe, por ora) não está em segredo de Justiça. Abraço.

Danilo disse...

César, dá para ver que os comentadores estão bem mais apaziguados, serenos e mais lógicos. De facto, informação há muita - quanto a não implementação do projecto. Até estão disponiveis na net. A pergunta é, se houvesse algo de novo, por exemplo, que fosse de encontro as expectativas do Governo, não deveria estar também na net? Se não está é porque não existe. Mas, atenção, o governo, pelo menos nos blogues, não esteve calado, fez-se representar, e bem, pelo Kiko, pessoa que fez parte do estudo chumbado. Ora, as únicas informações que faltam de facto é porque o Governo não veio dizer que, mesmo após os chumbos, agora vem fazer birra e avançar com o projecto. Ora, o Kiko disse que, um estudo chumbado, faz-se outro. Ora, nada mais correcto, foram feitos dois, e ambos, vão contrários ao feito pela Promotora. Mas, outra pergunta, passou tanto tempo assim depois do último estudo e mudou algo de tão substãncial na Murdeira que merecesse outro estudo? Dúvido,até porque caso a zona desemerecesse a atenção da sua protecção legal, esta (lei) seria revogada. Alguém conhece a revogação da lei? E, mais, colegas, não substimem o Procurador que não é uma de vir dar de show off em assunto tão sério e correndo o risco que tu mesmo disseste CÉsar de ver em cheque sua imparcialidade. É bom ter ele agido, porque, caso contrário, nota-se que ninguém o faria. As informações do chumbo são claras, recentes e públicas, agora os medos, o avançar a todo o custo é que são desconhecidos. Cuidado com aqueles que ouves!Mas, sei-te sábio. Agora, farias um ENORME favor à TODOS se recolocasses o Biandicador como estava antes, mas, não te peço isto amigo, fica a teu critério e consciência, que creio justa, pois não é momento para indecisões mas, de sermos FIRMES nos nossos valores.Nós todos fomos chamados a nos posicionar nesta matéria - digna de um referendo caso a lei já não o vetasse.

madalena disse...

Como queres César, e, caros comentadores, que o Ministro fale? Como poderá ele justificar o injustificavél? Digo, como poderá dizer, com o que dispomos claramente no sia.com (e bem explicado no margoso pelo JB que, passou horas a estudar lol), que, com estudos desfavoraveis na sua mão, que vai avançar mesmo assim?!? Não nos recorda uma birrinha do JS? E quem perdeu com isto? Os pobres que queriam ver o raio da justiça funcionar.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Oi Danilo

Hoje vou tenho uma entrevista com uma bióloga, que me vai dar lições de protecção ambiental, os seus fundamentos, a sua sustentabilidade, o critério para eleger sítios como reservas naturais, etc.

Amanhã o Biandicator poderá regressar...até mais expressivo. Por agora preciso fazer o exercício do contrário, para encontrar as melhores ideias para defender seja o que for.

danilo disse...

Sábio César. Faz isto.Ouve técnicos do M.A aconselho-te a Ivone, Directora Geral do Ambiente e, ou, vê se ela te aconselha pessoas que conhecem o projecto da Murdeira, que conhecem Murdeira. Boa sorte na tua pesquisa e, com certeza, com mais consciència certamente mudarás o Biandicador de forma a não só satisfazer os justos como te sentirás parte de um deles.

Júlia disse...

Amigos, quando não há a tal informação, a única que já todos identificaram e, bem, acontece naqueles casos em que tanto a oposição e situação têm o rabo preso. Eu, temo pelo procurador, ele vai sofre muito por isto, espero que resista. Muitos dizem que iria dar corpo ao manifesto, é esperar para ver!

Anonymous disse...

Cesar, antes de mais, parabéns! O que se passa aqui é puro SERVIÇO PÚBLICO. Se outros não o fazem (e os jornais?? claro! uns a fazerem fretes, outros a berrarem tanto que nem se ouvem!)alguém terá que o fazer...
Quanto ao biandicator, precisamente pela falta da dita informação, devia continuar crítico ( não seria sinónimo de ouvidos tapados. Até porque acho que essa questão merece ser discutida em todas as suas vertentes. Terá naturalmente os seus pontos positivos, mas igualmente impactes negativos. Temos é que aprender a pesar, e nunca de olhos vendados). Por mais que se esgrimem argumentos, aqui ou noutro sítio qualquer, os responsáveis têm que vir fundamentar a sua decisão, e, principalmente, o que levou à mudança de posição. Que novos elementos são esses??

Cheira a peixe podre...

Força

Ana Silva disse...

1 pergunta interessante, creio eu, é: Se as obras iam começar em Fevereir, Março, já não deveria haver uma data? Já agora César, pergunta se já têm licensa de construção para a obra. Há de facto algumas perguntas mas, nada no sentido de abalar o Biandicador César. Nada mesmo. Os comentários, muito bons por acaso, encontram-se aqui, já aqui tinham estado outros semelhantes e como no margoso. Não acredito é que, o único comentário público será o que o Kiko vai querer passar amanhã no ASemana. Será Muito triste por tudo que passou entre cá e o margoso. E os nossos comentários, estes não poderiam ir também para o jornal?

Anonymous disse...

E' simplesmente aflitivo! Mas ja viram para o conteudo das ditas contribuiçoes desses amantes do ambiente? Simplesmente lastimavel! Nao ha nada, tudo é oco!

Mesmo o César eleito lider do movimento, vai à televiso amanha e na véspera ainda nem sabe se ha associaçoes de ambiente em Cabo Verde. Ele reconhece conhecer uma unica associaçao e lança uma boia ao mar perguntando se alguém conhece o endereço de uma outra associaçao que existiria no Sal!

Ja viram para o nivel dessa maralha que quer tomar dianteira de um projecto mas nem saber informar-se?!

Em véspera dum debate na TV o menino César ainda nao estudou a liçao; era hoje, so hoje?! que ia tomar umas liçoes com uma biologa, que deve explicar-lhe algumas manhas da ciência do ambiente.

Mas ja viram a irresponsabilidade do César e Companhia?

Meu Deus, isto ficou entregue à bicharada. Do Palacio da-se posse a juizes do Supremo de 33 anos, quiça a propria sobrinha, nomeia-se um juiz-presidente da suprema instância da justiça de 40 anos e por ca temos fedelhos a brincar de ambientalistas sem saber qual é a composiçao quimica do dioxido carbono.

Ah nha terra ja bô caba na nada!

E' por isso que vou ficando por aqui... por estas bandas onde tenho teatro, galerias de arte, bibliotecas a dar com o pau, gajas boas para me relaxarem os musculos, enfim la belle vie! I'm a King!
Al Binda

Anonymous disse...

Kiko tem a consciencia pesada porque foi a unica pessoa que deu parecer favorável sobre este assunto...

Além das avaliaçoes temos vários estudos de diversas universidades sobre a Baia da Murdeira e reconfirmam a riqueza biologica.

Cesar há uma questao de base... será que o governo agiu dentro da legalidade. Uma reserva Marinha nao pode albergar uma Marina ou um porto de recreio porque nao é comptivel com as exiggengias de protecçao. e neste aspecto faz com que Marina é ilegal...

O Governo que hoje em dia está acima da lei nem se deu ao cuidado de desclassificar a baia como reserva natural. De duas uma... ou nos subestimam ou nos dau pa dodu...

Madalena nao fala muito e nem fala alfacinha mas é sem dúvida a mulher mais de pulso que conheci neste governo. Discreta mas sempre com forte compromisso com o estado de Cabo Verde e com os Cabo Verdianos.

Após a legalidade! Porque reabrir um processo já fechado... a pressao dos Hoffers e companhia foi tanta e da Propria ministra Janira Hoffer Almada( tipica menina da nova geraçao caboverdiana que só pensa em dinheiro, Chanel e Audi) o novo minitro reabre o processo e autoriza a contruçao da Marinha...

Aqui estamos perante um dossier obscuro...

e por ultimo a necessidade de protecçao ambiental. Confesso nao ser muito ambientalista mas tenho um respeito minimo para natureza. è preciso ser de tamanha monstrusidade para deixar passar a Marinha...


Dá nojo que essas pessoas sejam tao galafos

Olho disse...

Este ponto da Legalidade é estremamente importante... Só há democracia se respeitarmos a lei!

Neste caso e sabendo que tem faca e queijo na mao, Dr. Vital Moeda deve estar mesmo a gozar com este governo... Ouvi dizer que o jurista do Ministro do Ambiente demitiu-se ...


Estamos bem encaminhados! Livra-nos da comando e ambiçao da familia hoffer

ana disse...

Kiko, nós entendemos-te, a sério que o fazemos. Mas, a única coisa nova que trouxeste foi relativamente ao procurador. Já todos sabemos que és MUITO inteligente mas, gajo, o teu estudo foi chumbado. Não interessa outras paragens. Quanto ao Asemana tu é que disseste que ias mandar uma nota.

Anonymous disse...

Bom acabo de escrever um grande post que perdi ao envia-lo pelo que ja nao estou para estar a dar ao dedo. Digo simplesmente que com a ultima intervençao de Carlos se o César e companhia continuarem a insistir é porque de facto nao têm grande coisa dentro da tola. O César pelos vistos nao aprendeu grande coisa com a longa amizade do César que como engenheiro naval pelos vistos perceb de pareceres ténicos de marinas...AL Binda

luis disse...

Al Binda tu e o Kiko ou são mesma pessoa ou então o curtes. Coitado do Kiko, não merecia um admirador como tu porque vai ficar na mesma lista de preferidos onde consta o Hitler, Mugabe,o teu Al Bin Laden,etc etc.

Anonymous disse...

matem o kiko em nome do desenvolvimento de Cabo verde