20.2.09

Murdeira

"MP avança contra o Ministério do Ambiente"
In A Semana, 20/2/2009

...reservem-me um lugar no camarote para assistir.

38 comentários:

Veronica disse...

Mais uma semana que o Ministro do Ambiente se mantém calado... Ainda nao teve tempo de se preparar????? É uma vergonha nacional que o governo nao veem aqui dar-nos nenhuma explicaçao do que se passa.

FDA disse...

Aqui queria mais uma vez elogiar o trabalho e a coragem do Procurador do Sal... mas também ele nao poderá resolver todos os nossos problemas... A populaçao tem que dizer basta há muita coisa e para que nao cheguemos ao cumulo da porcalhada!

Sociedade civil tem agir já!

FDA

Anonymous disse...

Ministro do Ambiente já reparam que nunca tem conhecimento de nada ...

Cesar Schofield Cardoso disse...

Este Ministro é do estilo "boy for the job". Em poucos meses desencravou uns tantos projectos que estavam "empatados" no Ministério do Ambiente. Fuck environment, business must go on!

Anonymous disse...

Só que é preciso ser mesmo burro e lacaio porque este tipo de businness sao turistico e a maior potencialidade do turismo em Cabo Verde é o seu Ambiente. Destruindo o ambiente... acabou-se os turistas e nós ficamos residuos de betoes... Claro este investidores de meia tigela que estao em cabao verde querem tirar lucro em pouco tempo e ir embora... Aqui nao há visao nem sustentabilidade!

E neste caso murdeira é dar aos pescadores deste país uma certa equidade ambiental.

Abaixo Zé Maria Veiga

Anonymous disse...

o MP nao avança contra o Ministério do Ambiente porque 99% está de acordo com procurador mas sim contra o governo

Cesar Schofield Cardoso disse...

É nessas horas que vemos os ministros que temos...Qualquer ministro, enquanto responsável político, tem por dever dialogar com a sociedade. Assim dita o próprio conceito de Política, que entre outras definições, significa o "bem comum". Como pode um ministro estar a agir para o bem comum, se não tem capacidade de comunicação com o comum?

Cesar Schofield Cardoso disse...

O Ministério do Ambiente É o Governo. É o primeiro resposável político desta situação; a seguir é o Chefe do Governo.

Anonymous disse...

César, no cafemargoso, antes de vir ao teu blogue, escrevi que a RCV estava a par da informação, e, a revelia NADA disse. Igualmente sei que correram com a Directora Geral do Ambiente, Dr.Ivone por estar 1000000% com Moeda como também outros tantos funcionários.Raio de anónimato!!

Anonymous disse...

Acabo de saber tb que o Ministro deu xuto na bunda da Ivone Lopes... por ela nao ter mentido que nao se passaria nada com o ambiente e a construçao da Marina!

MADALENA era nhaco ministra...

Cesar Schofield Cardoso disse...

Enquanto os profissionais não aprenderem a se organizar e a lutar pelos seus ideiais, ninguém o vai fazer por eles. Temos que nos queimar ao sol, nós todos. E ainda vivemos num país decente, de respeito pelo exercício da cidadania. É só a exercermos.

Anonymous disse...

Cesar a IVONE para teu conhecimento lutou imenso para os seus ideais!

Anonymous disse...

Fonte do M.A, soube que o Ministro, aflito já pediu o parecer de Moeda relativamente a outros processos que homologou nos mesmos moldes ex : B.Vista e Maio. Ele quer saber como anular a sua própria decisão e pede auxilio a Moeda. Anónimo mesm, mas, mesmo por obrigação. O M.A está com Moeda porque estava com a nterior Ministra neste caso da Murdeira. Ninguém aqui se sente bem com Veiga.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Ehehehehehe, estou no meu camarote, bem instalado, ansioso por ver. Anular a sua própria decisão?? Devem estar a brincar! Em política isto equivale a pedir a demissão. Acham que o carinha, que nem esquentou direito a cadeira do ministério, já esteja preparado para a renunciar?

madalena disse...

Muitos, mas MESMO MUITOS na nossa cidade capital, dizem a alta voz que Moeda não avancaria. Querem nomes? Janira H.Almada e nossa Minstra da Justiça. Ora, o tempo é razoavel para estudos, ponderação e avançar com firmeza. Todos os salenses se orgulham do seu jovem procurador. É pena que, até o final do ano se esquece o seu trabalho e se dá o jovem do ano a qualquer um e sequer se lhe menciona. Quando começamos a valorizar os melhores que temos? Quando reconhece-los o seu mérito? Todos sabemos o que ele irá sofrer por causa disto e outras coisas mas, preferimos refugiar nele. Temos de preservar jovens assim para que a nossa geração seja também reconhecida com pessoas de mérito como Moeda até pq ele faz isto por TODOS nós.

Anonymous disse...

Heroísmo não rima com burrice. Entrou com o processo? Isso seria suma burrice técnico jurídica mas o que esperar de quem já prendeu por crime não tipificado??

cris disse...

Aparece sempre alguém com dor de cotovelos por cá! Erros todos podem cometer, se é que existiu, senhor que todos sabemos quem, escreveu como anónimo. Mas, o importante é o que ele tem feito e, a sua obra, ninguém lhe tira mérito. Fui burrice o STJ no seu douto acordão da questão da Murdeira ter-se extrapolado e chegando de o elogiar com palavras como «um autêntico provedor do ambiente»? E todos os casos de droga, roubos e furtos com excelentes finais? Suponhamos que ele tenha errado mil vezes, quem não erra? Isto tira-lhe o heroismo? Não há pessoas extremamente inteligentes que erram? Desconheço da inteligencia dele, se calhar há muitos mais espertos do que ele, mas, o que fazem? NADA. Não seria ele humano se não errasse. Vai chupar limões ó caramelo!

inpector da P.J disse...

Quanto a questão da «burrice», enquanto P.J devo esclarecer o caso. Tratou-se de um homicidio que se veio a apurar doloso mas, que, no mandado de detenção fora de flagrante delito, bem fundamentado, veio na forma negligente, e, como tal, não se pode deter fora de fl.delito em casos de niglencia. Isto de facto foi-lhe caro, ele reconheceu isto frontalmente, sem se armar, humildemente e, pena que, ele apenas os tentou enquadrar uma conduta mais soft e pagou por isto. Mas, o crime, ainda que negligente é sim, tipificado na lei, conforme artigo 126.º do Código Penal (artigo 126.º). Grandes burrice! É sempre assim, quando uma pessoa mostra tão bom trabalho (bate o recorde de produtividade em CVerde) e é reconhecido pelos seus pares e por nós agentes da PJ que trabalhamos sob a sua coordenação, aparece sempre, um arguido, ás escondidas para tentar manchar o seu nome. Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Mas, quantos de nós assumimos os nossos erros? Ele foi héroi até na aceitação do erro e, mais longe, ter pedido desculpas? O amigo anónimo o faria? Tudo o resto, o Dignissimo MP da Comarca é uma benção para nós da Instituição P.J e aqui, assumimos também a nossa parte nesta estória pq, devido a confiança existente, o podemos ter induzido a erro, pois que, fomos nós quem cumpriu o mandado. De resto, viva o ambiente!

Anonymous disse...

Cada dia que passa ... começo desacreditar no nossos governo... porque se nao temia ... vinha falar

henrique, quique disse...

César, também eu vou assistir de Camarote.Tenho uma profunda admiração por JMN mas, esta remodulação governamental está a deixar algo a desejar. É preciso mão firme com o ambiente senão, o que guardamos aos nosso filhos? Eu nunca fui muito de seguir a maré mas, começo de facto, e, dia a dia a nutrir uma admiração crescente pelo senhor procurador Vital. Pelo menos ele tem demonstrado coragem e as suas decisões, ainda que polémicas, as tem tomadas no interesse do povo, sobretudo da minoria e tem tido sempre sucesso.É pena de facto que as coisas tenham chegado a este ponto. O M.A e o JMN deveriam ter procurado uma alternativa ou ouvido com as notas dele até porque pelo que se soube, vão de encontro às expectativas dos caboverdianos. Ele quer protecção e agiu neste sentido. Ainda bem que assim foi. Quanto ao anónimo que fala em «burrice», digo-o frontalmente que, sinceramente, de burro, o Moeda não tem nada pq, imagine então se ele era esperto?Mas, mais valeria um burro que faz do que o esperto que nada faz e critica sob anonimato. César, acho que no entanto, foste um pouco timido a abordar a questão no 180.º. Mas, tudo bem. Que prevaleça a Justiça e, uma vez mais, confiamos no Moeda. Anónimo, vai com mais calma porque aqui falamos de defensores e dos que prevaricam. Nenhum de nós tem o dom de avaliar ninguém mas, há actos que são admiravéis. Admira este e esquece a «burrice». Não existem acções de burrice nos Tribunais.E, não subestimes ninguém, sob pena de caires no ridiculo.Henrique Pereira Sousa.

Anonymous disse...

Viva Madalena ... ela era boa ministra e abaixo veiga além de seres meio debil nao sabes governar ... Para quem disse que MA nao ouviu ... será que ele tem capacidade de ouvir ????????

Rita Mafalda disse...

É dificil conter as emoções e ser-se fria nestas matérias que mexem connosco. Mas, aí está um feito digno de reconecimento. Mais, sobretudo por ser um jovem procurador que tanto tem feito para a justiça mesmo inconformado da forma como não o permitem exercer a sua função como queria. Dizes bem César quando falas no heroismo dele através das leis. As leis existem mas, é preciso também muita coragem para abraçar uma luta destas sem ser conotado com algum partido. Sobretudo porque o povo tem memória curta e certamente já se esqueceu que ele pediu 5 biliões para o M.Ambiente na acção de protecção da reserva natural da Costa da Fragata. E, esta acção foi contra a Camara do Sal e empresas de poder economico. Com o recurso feito por estes, o STJ não poderia ser mais demolidor e a favor de Moeda, em representação do povo. Mas, de facto, quem cala é porque consente. Se antes do Ministro do Ambiente não tinha argumentos, acreditem que não terá agora. A Murdeira agradece e nós TODOS certamente, também.

ricardo silva disse...

Acho que a noticia deveria ser mais destacada. Aparece um pouco timida. Gosto do facto de ter lido que o senhor Procurador arrolou como testemunhas a Ministra Madalena e técnicos do M.A. Logo, vê-se que algo está mal. O procurador não iria dar um tiro nos próprios pés se o testemunho da senhor Madalena não estivesse em conformidade com a protecção que ele, e nós, pretendemos. Acredito que, de facto seja uma acção contra os snobs e não todo o M.A porque, vê-se, que, pelo menos os técnicos de lá, a anterior Ministra e a Directora Geral estão com o puto Moeda. Eu sinto-me bem, a ver algo como isto, ainda que não acredite em hérois, isto é histórico e não é a 1.ª vez que o senhor procurador nos brinda com actos de coragem indo contra o MpD e PAI no matter what!

ulisses disse...

Bravo MP, bravo!

luisa mendes disse...

Bom tema. Bom gesto. Cheiro de heroismo, nacionalismo, patriotismo, lealdade, garra, fieldade, coragem, força, competência no ar. «Burrice» - moss, a gente para tudo mesmo...Lindo pá, reconheçam isto!É de louvar!

p.j disse...

Bem, senhor Juiz, se há outro caso, faça referência ao mesmo. Não parece nada um juiz a falar. «Não tipificado»? No caso que referi, ia mais longe, ele foi de facto induzido a erro mas, tudo bem. Prender por crime não tipificado? Parece-me inveja? Quem prendeu a P.J ou PN? Que caso se trata? Algo o poderá tirar o heroismo? Será que este caso, o que inventou, o fará? Deve ser o único juiz que defende tal disparate. Ah, não me chamo Moeda, mas, se quiser, procure-me junto a Ribeira Funda, quando quiser, para explicar-me este caso. para quem fala em burrice o senhor está a dar excelentes passos nesse sentido. Aqui, trata-se de Murdeira e herois, assuma e apresnte o caso, que não existe. Ciumento. Juizinho com tempo para blogues. Não que seja mau, pelo contrário mas, os juizes deveriam estar a trabalhar e não a comentar em blogues. Aprenda com Moeda, ciumento. Vá ao Tribunal dele e aprenda a trabalhar. Juizes como o senhor, não precisamos. P.J.

cris disse...

Aqui louva-se a iniciativa do MP os ciumentos e sem argumentos que se afastem. Isto foi MUITO importante. Um passo de coragem e muito significado para nós todos - MUITO mesmo. Da competência nota-se no trabalho e não nos bastidores de anonimatos suspeitos. Por várias vezes aqui já se homenegeou o Homem, eu inclusive. Murdeira, já foi escrito e dito muito aqui, do qual, estou com a MAIORIA, que, neste caso, significa Cabo Verde. O resto, bem o resto, é heroismo, é Amor a pátria e, infelizmente alguma exposição de uma pessoa que cada vez mais desperta curiosidade para se conhecer melhor. César, titulo simples mas, arrassador. Continua a mexer com as mentes, mesmo que por vezes passem por cá alguns menos inspirados e com vontade de destruir obras e valores.

FDA disse...

Há necessidade de se reconhecer os verdadeiros governantes honestos e a popularidade deve ser endereçada a eles... Madalena Neves é um exemplo de mulher discreta, capaz, honesta e inteligente...

Ela é uma verdadeira mulher que nao precisa gritar para ser vista pelos homens. Adoro-a

alex silveira disse...

Exacto e, se o MP a arrolou como testemunha é porque está de acordo com ele. Claro, não politizemos demais as coisas. Há claros bom governantes mas, outros nem por isso. Apreciei a iniciativa do MP que não vai contra ninguém mas sim a favor de Todos. Aquele abraço à todos menos os que falaram mal só por falar.

edson disse...

Todo o magistrado e jurista que se preze, tem no minimo admiração e carinho para com o procurador do Sal. Eu tenho. Germano, Geraldo Almeida, Vanda Êvora, Teresa Almeida entre vários outros que escreveram ou falaram sobre ele de forma clara e sem equivoco. E, só para desmascarar um que não é nada disto que diz ser, todos os que o conhecem o sabem responder amigavelmente por Jampa e não «Jamba». Respeito é bom e deve-se dar, sem problemas! Bem, de resto, não obstante não conhecer o dossier, considero-o uma causa justa e digna de ser levada a sério. E o recurso contencioso do acto do membro de governo parece-me igualmente novo e de louvar, sobretudo por se ter uma anterior titular da pasta como testemunha.

Anonymous disse...

O Ministro do Ambiente está ridicularizar-nos e a nossa comunicaçao social que nao o confronta com as declaraçoes
...

Anonymous disse...

Acho bem que as pessoas digam da sua Justiça! Mas tb que tenham noção das coisas. O que se passa neste caso é apenas um exagero. Alguém perguntou o que vamos deixar aos nossos filhos.Ora as pessoas só estão preocupadas com elas proprias e não com o Planeta Terra. Felizmente que ela nem precisa que se preocupem com ela por que ela é soberana, quando decidir lá vem chuvada, tsunami, terramoto e muito mais.Bzot dzem o que é que quel Baia moda el ta lá tita contribui pa nos felicidade? tont gente quel tita dá traboi? Tont caboverdiano é que te pode paga equipamentos de diving pa ba oia ques corais? Enton pa que no cres lá moda es ta lá? Não brinquemos com 700 milhões de euros e com o emprego de centenas de cabo-verdianos e sobretudo com o dinheiro das pessoas que decidiram investir na Murdeira.

Anonymous disse...

essa mentalidade deste pequeno lacaio ... que nao deixa Cabo verde desenvolver ...

Cesar Schofield Cardoso disse...

O conceito de Desenvolvimento Sustentado é um conceito bonito, para o qual concorrem profissionais de todos os quadrantes: do económico, do social e do ambiental. Falar de desenvolvimento económico sem ter em conta os outros aspectos, é perigosamente redutor e inconsequente. O argumento da criação de emprego é a mais pura demagogia; não representa desenvolvimento de verdade. Respeito para quem investiu milhões?! Que tenha respeito pelo ambiente social e natural também.

Anonymous disse...

e ainda acrescento o que faz um país crescer é a criaçao de riquezas e esses empregos que empobrecem mais os trabalhadores nao é desenvolvimento.

FDA disse...

Seu verme social anonimo... aquilo pode ser utlizado de várias formas gerando dinheiro... Turismo ecologico... mergulho, observaçao de espécies e como TURISMO CIENTIFICO atracçao várias universidades para trazer conhecimento. è preciso ser mesmo quadrado! e continua calado!

Anonymous disse...

Cesar estamos fartos de discursos de desenvolvimento sustentável e práticas insustentáveis... O nosso governo em primeira mao

Anonymous disse...

este caso é só uma peça do puzzle da corrupçao em CV investimento