24.2.09

Negro escuro

Afinal, em relação ao Festival Mundial de Artes Negras, FESMAN 2009, Cabo Verde não só vai participar, como vai acolher parte do festival! É esta a notícia da Lusa, de 7 de Outubro de 2008, ou seja há 4 meses!! Há mais: vai ser criado um Comité de Preparação do Festival!!!

Das duas, uma: para um gajo como eu, que anda metido em organizar anualmente um encontro de arte na Praia, que pôs como objectivo na vida participar do maior evento de arte do país, o Mindelact, pelo menos de dois em dois anos, que anda rodeado de pessoas informadas, ou devo estar terrivelmente desatento (improvável), ou o Min.Cultura anda a brincar às escondidas.

As minhas perguntas filosóficas: por estas alturas já não devia ser público, ou mais público, esta participação? Não devia estar anunciado no sítio do Min.Cultura (lógico!)? Não devia ter saído nos jornais? Que Comité é este? Quem escolhe os membros do Comité? Será que vão fazer a panelinha que bem recentemente lançou um concurso, deliberaram e chumbaram o único concorrente? Vão ser pagos os membros deste Comité? Quanto? Vai haver concurso público para os artistas? São os mesmos membros do Comité que vão apreciar as propostas? Será esta mesma panelinha que vai julgar sobre: arte contemporânea, teatro, moda, cinema e demais modalidades?

Do mesmo camarote que assisto a novela Murdeira, vou assistir esta também.

7 comentários:

Anonymous disse...

Terrívelmente desatento. O Senegal esteve aqui em peso para apresentar o FESMAN e convocou uma reunião no Palácio da cultura com artistas cabo-verdianos. Apesar da divulgação feita em vários jornais parece que houve alguns que não deram importância (se calhar porque era o Senegal)
Eu que não sou artista nem intelectual dei por isso...

Cesar Schofield Cardoso disse...

Fulano, posso até estar desatento uma vez; mas estar sempre desatento, digo-te: impossível. Não sei o que se passou na altura; não me lembro onde eu estava; que me lembre, estive em S.Vicente, mas foi em Setembro;...enfim, há uma série de possibilidades de me ter passado em claro. Mas, de esta data pra cá, se realmente houvesse um dinâmica à volta do evento, eu já teria sabido. Aliás, se houvesse uma dinâmica, toda a gente minimamente atenta já saberia.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Outro detalhe: agora dei-me conta que isto vai acontecer e agora quero todos os detalhes; pergunto: onde estão estes detalhes? Já fui ao site do Min.Cultura; não há nada. Onde mais posso procurar?

Fonseca Soares disse...

Na mesma altura, creio que Outubro de 2008, a comunicação social fez eco dessa possiblidade de Cabo Verde não só participar como também acolher algum das muitas actividades do FESMAN 2009. Também é verdade que depois disso não se voltou mais ao tema, pelo que pensei na hipótese de não se manter de pé a nossa participação...

Anonymous disse...

Por ser demasiado óbvio (porque presumo que tenha sido o 1º sítio onde foi) não vou sugerir o site do FESMAN...

Cesar Schofield Cardoso disse...

Na verdade já sei tudinho do FESMAN. Recuperei da minha ausência deste evento, mas continuo a achar incrível como pasosu-me ao lado. Obrigado na mesma pela sugestão. Aparece sempre para ajudar o debate.

Anonymous disse...

Cabo Verde vai ser palco de actividades sob a curadoria do FESMAN. De gente que sabe o que faz. E é triste ver como andas desatento, e cheio de arrogância...