19.2.09

Nós, Negros?!

www.newtown.co.za

Vai acontecer em Dakar, de 1 a 21 de Dezembro o FESMAN 2009 - Festival Mundial de Artes Negras.

O nosso vizinho Senegal, é um importante país do ponto de vista artístico e intelectual, em África e no mundo todo. Só que é negro demais para nós e não a conseguimos ver; ou nós sofremos de astigmatismo mental, fenómeno que nos dificulta a visão e a compreensão de coisas que estejam muito perto.

FESMAN ocorreu pela primeira vez em 1966, por iniciativa de um grande pensador negro: Leopold Shenghor, que criou o conceito de Negratitude, junto com Aimé Césaire e Léon Damas, conceito esse completamente ignorado (não ensinado) em Cabo Verde, salvo raríssimos interessados. Este Festival mobiliza à sua volta importantes nomes do mundo, brancos e pretos, como Duke Ellington e André Malraux, no passado; Manu di Bango, Danny Glover, no presente.

E Cabo Verde no meio disso tudo? Dak'art, FESPACO, FESMAN e outros importantes eventos de arte em África não nos interessa ou não temos categoria para lá estar ou somos tão somente incompetentes? Será que o Ministro da Cultura sabe que África existe? Ou não sabe é que arte existe? Ou sabe as duas coisas e já estará cozinhando a sua panelinha? Que panelinha é essa? De familiares e amigos, de artistas mais negros possíveis ou vai sozinho fazerr os discurrsos rridículos que costuma fazerr em nome de Cabo Verrde. Ou não vai, como não vai a nenhum evento artístico cá em casa e ponto final?

5 comentários:

Anonymous disse...

Como é que se tem acesso ao festival? Sabe? São os MC que concorrem e são convidados? Em alguns festivais os artistas desconhecidos (porque os outros são convidados) apresentam portfolios para obterem convites. Por aquilo que diz o Fesman é estatal e os convites direccionados aos países. Não sabia disso...

Cesar Schofield Cardoso disse...

Ainda não tenho bem a certeza de como é que funciona. Estou a investigar isso e logo, logo deixo saber aqui como é que se faz. Pode ser possível candidaturas individuais, mas faz todo o sentido o país se fazer representar, até mesmo em questões de organização.

Anonymous disse...

A delegação Senegalesa esteve aqui em Cabo Verde e ficou a possibilidade de Cabo Verde receber parte do FESMAN. confirme a noticia http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=366852&visual=26&rss=0

Cesar Schofield Cardoso disse...

Geande contribuição Anónimo. Vou verificar esta estória. Obrigado.

Mário disse...

O famoso trio que elaborou o conceito de Négritude era composto por Senghor, o seu amigo Césaire da ILHA Martinique, e de Léon Gontran Damas, também da ILHA Guadeloupe nas Caraíbas também. Senghor também foi um Grande apologista da mestizagem, ao descubrir com os seus amigos ilhéus, a forte originalidade da cultura "crioula" das Antillas.