2.2.09

Pobres estúpidos

Revista Beast
Pobreza aliada à estupidez é uma ameaça.

Ouvi um comentário (oral, que ainda existe, eheheheheh): se vale a pena tanta preocupação ambiental numa terra de pobres. Considero que isso é das mais perigosas formulações que podemos fazer. Antes de mais, alguns exemplos de desastres ambientais (sim, temos), que me lembro:


Da minha infância. A baía do Porto Grande, uma das mais belas baías do mundo, é um mar estéril e impróprio ao banho, derivado da intensa actividade do carvão naquela baía, do ínicio a meados do séc.XX. É onde se deitava o lixo também (caizim); era uma latrina pública; era onde se dava banho a cães sarnentos. O fundo marinho é uma camada de crude e lama; invasão de algas; etc.

A "foz" da Praia Negra na cidade da Praia, onde se situam indústrias: Ceris e outras. Poluição ao segundo. No mesmo local desemboca um enorme caudal de sujidade no tempo das chuvas que deixa a baía de Gamboa em estado drámatico.

As construções na Quebra Canela, que são um prenúncio terrível quanto a mim.

A terrível destruição das plantações da Santa Cruz, pela invasão da água do mar, derivado da delapidação da areia das encostas. Perguntem porque 1 banana passou a custar 20$. A destruição de quase todas as praias do litoral de Santiago

As milhares de toneladas de lixo altamente poluente que a cidade da Praia produz, derivado da construção civil. Já agora, como fazem no Sal e Boavista com toda aquela construção. Lixo caseiro, que cresceu exponencialmente, devido aos supermercados e fixação das populações nas cidades.

Sem falar nas espécies em perigo. A "cagarra", que José Melo teve o grande mérito de conseguir a sua protecção; a tartaruga que ainda não está salva. Também já ouvi rumores que andam embarcações por nossas água a pescar sem regras, neste mar do mundo que já vai ficando sem peixes. Em 50 anos o mar reduziu a sua população de peixes violentamente.

Enfim, esta lista é só um exercício de memória. Há outros tantos casos: praias escondidas que são depósitos de ferro-velho; florestas que são depósitos de restos da construção civil; etc.

No caso da Murdeira, pode ser que se venha a construir a marina mais clean de todo o planeta. Pode ser que não exista terríveis perigos, mas só pelo facto de termos uma péssima política ambiental, deixa todos de cabelo em pé a rapidez com que se quer fazer a coisa.

Ainda por cima quando, até os Estados Unidos, acordam para a questão ambiental, nós achamos que não devemos ter essa preocupação?! Ainda se os investimentos fossem para o benefício da população, vá lá. Ou considera-se o proibitivo custo de vida do Sal e as barracas da Boavista como "benefício social"?

Já somos pobres. Temos que também ser estúpidos?


5 comentários:

Anonymous disse...

è preciso ser mesmo pobre de espirito para tem esta formulaçao! a Nossa riqueza está no ambiente! Os Turistas nao virao a cabo verde se ela está suja ou completamente danificada!

Burrice e isto é fala de emergente!

Anonymous disse...

Cesár fico na duvida se é pessima politica ambiental ou se é pressima politica de crescimento económico!

jeni disse...

César, e é ainda notório no teu artigo logo em baixo de pessoas que se opõem frontalmente contra a defesa e preservação do ambiente. Mais, pessoas mesquinhas, fúteis e com um discurso de incentivo a raiva àqueles que têm feito, com coragem, exactamente o contrário. Força lá. Fico feliz em o ambiente ser dado atenção nos blogues e que os jovens se interessem pelo assunto. Tens razão, que venham mais Moedas, que TODOS agradecemos. Pena que, sendo tão jovem, ele tenha vindo só agora. Mas, agradecemos desde já, com naturalidade, a dua defesa pelas tartarugas, praias e agora o patrimonio natural, berçario da Murdeira. Longa vida para ele e tu César, continuem a acreditar! Continua a divulgar e a denunciar.

miguel disse...

LUTA muito dificil, MUITO mesmo. Mas, ainda bem que já existe quem tem dado cara para ela, contra tudo e TODOS. Que sirva de exemplo para todos.

estrangeiro disse...

brinca com a natureza que ela responde!!!!!!!!! dias maus vao vir para este país...