30.3.09

Altermodernos

"Modernos ou pós-modernos, quem somos? Nem uns nem outros, antes seres de uma nova era em que se age e cria a partir de uma visão positiva de caos e complexidade. A altermodernidade, segundo Nicolas Bourriaud"

Isto de se estar atrasado em relação aos grandes debates estéticos mundiais é lixado. Quando nós aqui tentamos estabelecer um discurso sobre a arte contemporânea, pois que não podemos dizer que em CV haja uma arte pós-modernista, já apareceu um tipo a propor se ultrapassar o conceito de pós-modernidade, para se falar em altermodernidade. Faz sentido. O mundo já não é mais pós, é pró: vivemos num tempo, em que a Internet vai baralhar todas as noções até agora criadas de sociedades humanas. Por isso não é pós-alguma-coisa; é pró-esta-coisa-nova. Nós aqui CV, estamos perigosamente desfasados da história. Um número apenas, para reflexão: só 13% da população alguma vez usou a Internet em CV. Isso num mundo em que: economia que não está na Internet, não é competitiva; conteúdo que não está na Internet não é consumida; sociedade que não está na Internet não é conhecida. Como pode o próprio ambiente da criação estética estar actual?

Revolução Cultural precisa-se. E neste andar terá de ser com sangue: cabeças a rolar.

Fonte: aqui no Ípsilon


1 comentário:

Rony Moreira disse...

É defeito de estarmos distorcidos um pouco da realidade exacta das coisas que movem este mundo, melhor este mundinho que a Internet capitaliza num ápice de tempo. Estamos muito longe do centros de todo, temos de inventar uma pujança capaz de nos rebocar um pouco no mundo. Se passa o Sol e nem damos conta que anoiteceu.