18.3.09

Mundu novu (ou Mundo Novo?)

Sócrates traz para CV Mundu Novu (ou Mundo Novo, já não sei!). Traz 200 milhões de EUR/22 bilhões de CVE, para as infraestruturas, em forma de linhas de crédito, ou seja, dinheiro emprestado que tem que ser reembolsado com juros. Traz mais outros 100 milhões de EUR/11 bilhões de CVE para as enegias renováveis. Ora, isso é MUITO dinheiro!

Cabo Verde importa anulamente de PT cerca de 550 milhões de EUR/60 bilhões de CVE; em contrapartida, exporta para PT 14 milhões de EUR/1 bilhão de CVE.

Cabo Verde, no conjunto da CPLP, é o 2º mercado para PT, só ultrapassado pela Angola. A nossa economia é toda ela "detida" por PT: Banca, Energia, Construção Civil, Telecomunicações, entre os mais importantes.

Posto isso, é claro que um estímulo à economia CV (crédito) representa directamente um estímulo à economia PT, a multiplicar por n. E o que podemos fazer? Para já corrigir o ambiente regulatório, permitindo uma maior transparência dos projectos. Depois pensar que projectos. Elefantes brancos, como a circular da Praia? Gualberto do Rosário, defende que é o momento de redireccionar os investimentos para obras sociais: habitação, saneamento, etc: porquanto está a procura internacional em retracção.

E no meio disso, a Oposição? Qual é a sua proposta ensombrada?

Sem comentários: