30.3.09

Rementalizar

"É defeito de estarmos distorcidos um pouco da realidade exacta das coisas que movem este mundo, melhor este mundinho que a Internet capitaliza num ápice de tempo. Estamos muito longe do centros de todo, temos de inventar uma pujança capaz de nos rebocar um pouco no mundo. Se passa o Sol e nem damos conta que anoiteceu."
Rony Moreira, a propósito do post anterior "Altermodernos"

Esta pujança é a educação. Não consigo imaginar uma outra forma de o conseguir. Enquanto estivermos desfasados nos conteúdos da educação, continuaremos desfasados do pensamento da actualidade. É para isso que serve a educação, do pré-primário até o pré-universitário: formar pensamento actual, actuante, constructivo, dinâmico, antecipador e adaptável. O ensino universitário é especial, especializado, concreto, profissionalizante; não é sua vocação formar Cultura. No pré-primário, ou seja no jardim, as coisas estão mais avançadas, um bocado pela dinâmica das escolas privadas; mas ao entrar no primário, a curva da qualidade é descendente; os alunos à saída do liceu, estão mais confundidos do que outra coisa. Esses alunos, depois da universidade, podem até saber as ferramentas para uma determinada área, mas para fazer o quê?

Revolução cultural precisa-se. Abaixo a velha troika!

2 comentários:

Lena disse...

é o que se verifica agora, neste preciso momento. Falta de qualidade para usar as ferramentas que as universidades lhes colocaram nas mãos. Ou como diria um amigo meu: falta de estudo e ideias feitas a canudo abundam por aqui.

Rony Moreira disse...

Acertaste em cheio. O pior é que os responsáveis políticos e sociais que detêm estas ferramentas não querem ou não sabem o que fazem. É uma culpa generalista e de todos. Alguns como nos os bloquistas esperneamos mas o nosso alcance é reduzido por no país todo tem marca de verde e amarelo.