31.3.09

Secura

Hoje em dia, comer uma boa banana nacional é I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L!

As bananas nacionais estão esmirradinhas e sem graça. E ainda estão pelos olhos da cara. Pudera, a a bananeira de S.Cruz está morta. Culpa? Da invasão da água do mar e das pragas. Ou dito de uma forma mais concreta: do desastre ambiental que é a apanha de areia e do abandono do Estado da propriedade de S.Cruz. Sim, Senhor Ministro Ambiente, a degradação do Ambiente põe em causa o desenvolvimento sustentável, muito mais depressa que se imagina. Deixe-se de teimosias com a estória da Murdeira e vai cuidar das bananas!

Mais importação...que já tinha deixado de ser necessário, para o caso das bananas....

6 comentários:

Amílcar Tavares disse...

Concordo plenamente! Mesmo na Assomada, no verão, era difícil encontrar uma banana das boas!

linda disse...

Queria apenas acrescentar, alguém notou o frio que se fez sentir este ano em C.Verde? Alguém tem notado o desaparecimento de algumas de nossas praias? Será que o discurso dos ambientalistas é sempre radical ou sempre sentido e choroso de pena de ver perder o que nos pertence? Pena que só poucas vezes aparecem pessoas com coragem para fazer ou tentar fazer algo ... César, agora a banana, amanhã a mandioca,... enfim...quando chegar no milho da nossa catchupa é que se vai ver...espero que, não tarde de mais ... o ambiente é nosso - até parece coisa chata de ser ouvida...até parece mesmo MUITO chato! Aquele abraço e VIVA a banana (desaparecida)!

Anonymous disse...

A responsabilidade foi dos governos com as suas demagogias politicas em nome e justificaçao da pobreza a tudo custo e nunca na realidade proibiram a apanha areia... e por isso que nunca se viabilizou uma empresa sólida de importaçao de areia...

Anonymous disse...

sim Cesár e outras cositas más... o perigo maior neste momento é suga (de dez anos de isençao) do turismo. e no final sugam o nosso ambiente e deixam lixo e merda na hora partida para gerirmos... enfim Cabo Verde!

Benvindo Chantre Neves disse...

Cesar, a ilha de Santo Antão produz muita banana. São grandes, gordas e bem luzídias. No periodo mais quente, vão, às toneladas, apodrecer em São Vicente,o único mercado de escoamento e que se torna pequeno, incapaz de absorver tanta oferta.

Os agricultores sofrem muito com a quarentena imposta à ilha. Em mais de trinta anos não se conseguiu (será que houve grandes esforços neste sentido?)arranjar uma solução para a praga dos mil pés, que, diga-se em abono da verdade, não ataca/não afecta a cultura da bananeira.

Com medidas responsáveis de fundo que visassem acabar com a quarentena, se calhar Santo Antão poderia ser um óptimo fornecedor de banana às nossas cidades.

Abraço

Cesar Schofield Cardoso disse...

Benvindo, eu estava completamente a leste dessa situação! Mas que situação!!

...Sim, sabia do post do Paulino. Mas isso é outra onda que está acontecendo por cá, em que qualquer pensãozinha já vai se classificando de 4 estrelas, com direito a preços malucos desses.

Vamos desenvolver essa cena da quanrentena.