3.3.09

Um maestro

Ando a ouvir a última deste senhor. Sabem quem é? É quem produziu o último disco de Tcheka. Para além disso é um dos mais importantes personalidades da música brasileira, porque: é um compositor originalíssimo; é um arranjador originalíssimo; é um inovador permanente; consegue surpreender a cada novo projecto; e, aos 50 anos, parece que só está começando. Pois, é este senhor que muitos não gostaram que produzisse o disco do Tcheka, porque, acham, que "desvirtua" a música caboverdiana.

Lenine é um tipo exótico: mistura as batidas populares brasileiras, com muitas batidas pop e mais alguma coisa que a gente costuma ideintificar como: "isto é típico do Lenine". Este último trabalho (Labiata) tem um rock carregado, o que me agrada, por ser um fã do rock, por ter sido a música que me sintonizou com o mundo nos anos 80. Vi a notícia do lançamento da último álbum dos U2 e lembro-me como era irritantemente aficcionado pela música deles. Mas o trabalho do Lenine não é pop, é jazz, coisa que não sei explicar; só sei identificar.

Fico a imaginar um Batuco transfigurado: guitarras distorcidas, mistura de batidas, efeitos especiais: e fico a imaginar os gases que isso ía causar aos puristas de serviço. Pois, Lenine é dos tipos que não estão nem aí para os purismos culturais, mas no entanto expande a cultura exponencialmente, de cada vez que concebe uma das seus maravilhosos álbuns.

5 comentários:

Anonymous disse...

Sabias que o teu amigo Kiko vai ser o novo Director Geral do Ambiente... mais uma carta em cima da mesa!

Fonseca Soares disse...

Voltando ao Lenine. Tive a oportunidade de o ver e ouvir em concerto. Espectáculo. Música de qualidade... diferente, e irresistível. Mas o que mais me marcou foi ver como o artista é adorado pela juventude brasileira. Fantástico!

Anonymous disse...

Escreves como se fosses o único que conhece Lenine por estas bandas. tenha dó.... aprende a se expressar com humildade, rapaz. É bonito

Rosi disse...

Já ouvi o CD (que adorei)e vou ver o concerto no dia 21. Depois digo-te como foi.

danilo disse...

César, olha, para as pessoas que se querem apaixonar por ele, sugiro a música «paciência» - linda como tudo. Gostei do teu escrito. Olha, ganhas mais a colocar posts do que estares a responder a anónimos que apenas aparecem para a estragar o lugar. Quando se fala de música, a arte suprema convém trazer algo de positivo para o debate. Quanto ao primeiro anónimo tal facto é pertinente mas, nada tem a ver com Lenine. Sem ofensa!César, boa, toca a trazer artistas a sério para o blogue!