25.4.09

25 Abril

Hoje é 25 de Abril, uma data revolucionária para portugueses, caboverdianos, guineenses, angolanos, moçambicanos e timorenses. É certo que até hoje, mentes portuguesas mais tacanhas não se permitirão admitir que, nós africanos, somos uma contribuição de peso para que pudessem comemorar a data. É certo igual que até hoje, mentes africanas encurtadas não se permitirão admitir que partilhemos as conquistas da liberdade junto com os portugueses. Reconciliação com a história é necessária, como foi necessária a reconciliação entre França e Inglaterra, cão e gato em outros tempos.

Este dia, 25 de Abril, não é dia de endereçar cumprimentos ao povo português, como se não tivessemos nada a ver com isso. É dia de reclamar um ensino da história comum, para que possamos aprender que, no mundo não existem uns países contra os outros; existem umas mentes contra outras. Este dia é de reclamar um ensino da história que nos faça respeitar sobretudo as grandes personalidades do idealismo africano e as grandes personalidades da resistência portuguesa.

4 comentários:

Catarina disse...

Sempre vi esta parte da história de uma forma simples (se calhar simplista, vá...): ambos os povos lutaram contra o mesmo regime... o que amordaçava as colónias e amordaçava tod@s @s portugueses - independentemente de quem veio primeiro (se o ovo, se a galinha) - esta é uma data fundamental para quem partilha os valores que encerra o conceito da democracia: 25 de Abril sempre... que saudades de poder comprar cravos neste dia...

Pedro Moita disse...

Concordo César.

Foi, a partir da minha vinda para Cabo Verde, que passei a entender in loco o real valor desta data.

É, a meu entender, uma data a celebrar por todos estes povos, porque foi lutada e suada por ambos os "lados". Afinal, comprovou-se que sempre deveriamos estar do mesmo lado:o da liberdade.

Rony Moreira disse...

25 de Abril tem mais pendor para golpe militar, do que para uma revolução de massa. A revolução deveu-se mais pelo estrangulamento de a guerra de libertação estava a causar no país do que a necessidade visionaria de que o povo português necessita-se de liberdade. Só os políticos portugueses principalmente da esquerda moderada Mário Soares contra o extremismo Comunista de Cunhal souberam ser perspicaz (num outro golpe que quase não se fala, Golpe de Novembro)na volta que deram ao poder.

Cesar Schofield Cardoso disse...

decadadenoventa...toma remédios para a prisão de ventre. Vai cuidando da linguagem aqui. Este espaço é moderado...não democraticamente.