6.4.09

Blog joint: Licenciados desempregados?

Este tipo de desemprego em CV só pode ser uma falta descarada de asserto político, visto que só 3% da população tem formação superior, 1% tem formação média e 52% tem formação básica!! (Dados do QUIBB 2007). Ou seja, não basta dizer que CV tem escolas por todos os concelhos e que a taxa de analfabetismo é de uns mero 5%; é preciso dizer que a população tem escola, mas ainda uma má escola.

Num quadro desses, então que tipo de recursos humanos tem a administração pública e as empresas? Num quadro desses, que tipo de desenvolvimento andamos a desenhar? Que tipo de empregos andamos a gerar? Que tipo de economia é a nossa?

Desemprego de licenciados em CV, se existe e se é expressivo, não pode ser decorrente da saturação do mercado para estes qualificados; é um desalinhamento no processo de desenvolvimento. Falta fazer a famosa reforma de Adm.Pública, perdendo o peso de chumbo e ganhando mais competência. Falta empreendodorismo. Falta uma economia a base de serviços de alto valor. Mas sobretudo falta formar ainda muito mais licenciados, que é o contrário de uma perspectiva de crise de emprego para licenciados.

Siga este debate com os jointers:

2 comentários:

Tchale Figueira disse...

Caro César, espero que não leves a mal eu ter "fanado" a foto e os dizeres sobre o tipo da Cultura.

Um grande abraço. Tchale

Cesar Schofield Cardoso disse...

Ó Tchale cuidado que a palavra "fanado" na Praia tem um sentido muito específico. Significa PISS...Com tantos sinónimos tinhas que escolher esse! eheheheheh

És um ilustre "emprestador" de imagem. Empresta todas que quiseres.

Abraço