9.4.09

Jazz nasceu em Cuba

...também. Nasceu em Cuba também. Reza a história que, na mesma altura em que nascia e crescia rapidamente o jazz norte-americano, o de Cuba também se esboçava. Reza a história que negros de Cuba e de New Orleans tinham uma profícua relação de intercâmbio musical. Reza ainda a história que terão havido proveitosos jam sessions promovidos por Cachao em New York, entre jazzers dos dois locais, no início do séc.XX. Não é fabuloso?!

Mais tarde, acabaram por criar um ramo inteirinho e próprio do jazz: o latin jazz. Cuba influenciou e influencia o jazz em toda a américa latina, américa do sul, incluindo Brasil, e em todo o mundo.

Para além disso, Cuba tem uma sólida formação em música clássica. Teve uma orquestra sinfónica desde os finais do séc.XIX. Cuba no mundo é uma superpotência na música. Este artigo aqui em Wikipedia é muito esclarecedor.

Jorge Reyes e banda foi, para mim, o topo de qualidade do festival. O maior agrupamento de estrelas a tocar ao mesmo tempo e todos em conjunto num som divinal.

5 comentários:

Anonymous disse...

Felizmente que meteu também; mesmo assim duvido que jazz tenha nascido em cuba também. Jazz nasceu em Africa e foi levada para os Estados unidos, onde "renasceu". Em cuba, também, porque houve escravos negros africanos que foram levado para lá. Mas se formos rigorosos, nasceu em Africa e so em Africa. Porque é que nao escreveu que nasceu em Cabo Verde ...também! Nao te esqueças que os escravos passaram pelo Pelurinho da Cicdade Velha onde "choraram", logo cantaram blues, que é um forma de jazz.

Jazz man

Adriano Reis disse...

Brutal! Acabei de acumular mais conhecimento sobre o jazz para a minha cultura geral!

Parabéns pelo o artigo!

posso plagea-lo para o palco da vida e dar a conhecer a alguns amigos meus que fazem Jazz cá em Lisboa?

Feliz Pascoa!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Adriano, isso não seria plágio; seria divulgação.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Jazz man, entendo o que queres dizer. No entanto, tu sabes, jazz é uma forma de música crioula. A forma como evoluiu a partir de New Orleans é única. Não é de desprezar a folk music dos colonos brancos, os intrumentos de fanfarra do exército e, mesmo entre os negros, fez-se uma remistura das suas sonoridades de origem.

Fonseca Soares disse...

O Jazz é a Grande Música Negra!!! Não esquecendo que é uma música onde se 'deixou' sempre, espaço para o improviso, para a aceitação de influências. Da Africa, passando por Cabo Verde, foi para as Américas (e para o Mundo). A que mais se divulgou foi a 'fábrica' dos Estados Unidos. Os crioulos a adoptaram pelo acordar da 'essência' que já estava no sangue deles...