17.4.09

Novos piratas

Piratas estão em mó de cima. Hoje são outros tesouros, mas pirata é pirata, nos séculos passados e presente, embora os do passado tenham contribuído para a riqueza de algumas nações e tenham as cabeças em prateleiras douradas da história. Heróis quase.

Pirataria é igual em todo o tempo, embora a tecnologia esteja hoje umas tantas vezes mais mortal e a espécie humana seja progressivamente mais violenta, conduzindo-se à auto extinção, parece. Hoje, piratas deslocam-se em barcos velozes, as comunicações são uma maravilha e as armas são utensílios de matar de alta precisão e destruição.

Pirataria é tão nosso como de todo o mundo. Cada Estado, político ou empresário corrupto, em qualquer parte do mundo, é agente disso. Redes de tráficos de droga, armas e pessoas, são causa e consequência disso. Nossos portos e aeroportos são infra-estrutura de apoio disso. Guerras fratricidas dentro dos países, já de si depauperados, dependem disso. A indústria escandalosa e milionária de armas é a própria ossatura disso. Pirataria é mais do que um punhado de esfarrapados com poder de fogo. E as Nações Unidas a fingir que não tem nada a ver com isso.

Sem comentários: