8.4.09

Post KriolJazz II

O KriolJazz desenhou um eixo que vai das ilhas Reunião, oceano índico, até as Caraíbas, no extremo ocidente do oceano atlântico, percorrendo metade do globo, na longitudinal. E no entanto culturas com grandes semelhanças e subtis diferenças: as culturas crioulas.

É excitante a ideia de um festival, tendo a cidade da Praia como centro. Para além do espectáculo da arte universal que é o jazz, pode mobilizar estudiosos e intelectuais das mais diversas áreas das ciências humanas, em torno de um conceito que não se encontra fechado: a crioulidade. Pelo contrário, é um conceito que sofre do peso da herança das suas culturas de origem. A velha questão "mais africanos ou mais europeus"; e que tal, nem uma coisa, nem outra; crioulos. Mas o que é isso exactamente?

E mais uma vez, a cidade da Praia tem que aproveitar essas oportunidades para se constituir como uma cidade importante no mundo, do ponto de vista cultural, político e económico.

1 comentário:

Tchale Figueira disse...

No cafe margoso num meu comentário disse que os valores dos bons artista Caboverdianos não tem nada a ver com complexos geográficos, Sul, Norte, Este, Oeste, assim também direi para a cultura Crioula e Universal. Fundamental é saber a diferença entre o mau e o bom.
Aquele abraço. Tchale Figueira