23.4.09

Últimos episódios, telenovela longa

A telenovela Oposição ficou chocha, chocha, chocha! Arrasta-se. Já se antecipam os capítulos todos. Já se decorou as falas. Todo o menino já sabe a vírgula que vem a seguir. Os actores criaram barriga. As actrizes não renovam mais os penteados. A gente em casa desliga a televisão para não ter que ver a telenovela.

Aí, a Mídia, produtora da telenovela, reagiu. Deu uma renovada emocional. Anunciou que regressaria o galã mais amado de toda a Oposição: Tchaplan. Ai Jesus! A notícia deu um baque no coração das meninas. Anunciou que os capítulos a seguir trariam mais alegrias e que no final, um inédito, Tchaplan casaria com a mais fervorosa das telespectadoras. Ai Jesus! A temperatura aumentou na cidade.

A notícia desfez casamentos, anulou noivados, estragou namoros. Quem podia comprava roupa nova. Pais investiram nas filhas, financiaram vestidos de noiva, véu, grinalda, flores, coros, missas. A cada dia a Mídia fazia um novo capítulo e não revelava nada. Na verdade, ninguém sabia se Tchaplan regressaria mesmo. A cada dia, havia mais expectativa. As meninas agitavam-se de excitação, falavam para a televisão, choravam. Não podiam mais aguentar a emoção.

Finalmente, o grande dia. Foi manchete em toda a imprensa. Foi organizada na praça um telão. Montou-se uma brigada de prevenção de surtos de hipertensão. O capítulo final. Tchaplan apareceu e o delírio tapou todos os ruídos da cidade e as luzes ficaram mais incandescentes. Silêncio. Tchaplan falou. Não tinha a fala encantadora de antigamente. Tinha a cara mais velha e menos brilho no olhar. Sorria de esgar, mas ia se casar sim! A Mídia tinha escolhido a moça, a mais fervorosa das telespectadoras. O delírio! A moça parecia não ligar para as rugas do envelhecido Tchaplan. Casou. Afinal era o sonho dela.

Finalmente, o grande dia. Foi manchete em toda a imprensa. Foi organizada na praça um telão. Montou-se uma brigada de prevenção de surtos de hipertensão. O capítulo final. Tchaplan apareceu e o delírio tapou todos os ruídos da cidade e as luzes ficaram mais incandescentes. Silêncio. Tchaplan falou. Não tinha nenhuma piada na voz. Tinha a cara muito mais velha e nenhum brilho no olhar. Não iria haver casamento nenhum. Silêncio. Desapareceu qualquer suspiro do ar. Não tinha mais luz. Nos dias a seguir, havia relatos de tumultos. Famílias desfeitas. Pais, que investiram as economias, arruinados. Teriam acontecido até suicídios.

Sem comentários: