25.5.09

Baziuzin (superlativo absoluto do adjectivo Baziu)

Hoje, ao ouvir o discurso do Premier de fechadura do debate sobre o "Emprego e Formação Profissional", fiquei muito preocupado, ou, de forma sintética, preocupadíssimo. O homem fez discurso de palanque; retalhou; invocou os erros dos outros; invocou o passado; foi curto e muito grosso.

Começa por exigir os louros pelo simples facto de ter agendado o tema. Parabéns Mister. Merecia outro honoris causa só pelo simples facto de trazer ao debate um tema obrigatório de governação.

Depois faz um discursinho de diversão. Invoca o incremento do Turismo (!) Invoca dinâmica Transportes Aéreos! Qual? TACV??...Fala de importância das Rodovias, sim senhor, estradas são estradas, nem vale a pena reclamar da Circular da Praia que (ainda) não serviu de nada. Fala do desenvolvimento de empresas com base tecnológica e eu havia de lhe explicar como nós (empresa de base tecnológica) vemo-nos gregos para desenvolver. Fala dos furos que vão libertar água (sacanagem de pensamento que vocês estão tendo neste momento, eheheh); falou ainda de 24H de água na Praia e eu já contentava só com ter água e luz. Falou ainda do mar e das suas vastas possibilidades (reparem que não aponta desenvolvimentos aqui). Fala do desenvolvimento humano e havia de contar-lhe como é que nós (empresa de base tecnológica) vemo-nos gregos com esses recursos desenvolvidos.

Depois o discursinho da chacha do passado. Olha Mister: vosmicê já foi premiado em 2006 por ter corrigido o estado catastrófico que o MPD deixou o Estado deste país. Mas dali pra frente só tem direito em falar do FUTURO!!!

Enfim, falou de tudo menos da cifra de desemprego. Falou e não disse uma linha de estratégia de formação profissional ao não ser a enumeração (isso já não é hábito, é tique) dos centros de formação a funcionar (leia-se, de portas abertas); não falou de cifras de formação profissional; nem de impactos; nem de resultados (mensuráveis). Afinal do que lhe valeu o encontro com 80 potenciais assessores da sexta-feira, a não ser vangloriar-se que sabe encontrar-se com jovens?

E os deputados do PAICV aplaudiram de pé! E o mais triste é que a Oposição deve estar a preparar o mesmo discurso, só que ao contrário.

Alguém anda a queimar os meus impostos!


Sem comentários: