29.5.09

MOSF, BONS e MAUS

Ontem aconteceu um acto que vai ser muito importante para a fotografia em CV. A Mostra de Fotografia Contemporânea Caboverdiana (MOSF). Aqui vão as minhas impressões.

MAUS
  • Se há coisa que já começa a ficar tristemente notória é a falta de espaços para as artes visuais, à altura da cidade. O MOSF aconteceu em 3 belíssimos espaços (CMP, IILP e CCF), proporcionou um roteiro pedestre interessante, mas em termos estritamente artísticos, fragmentou a exposição. Precisamos, não de coisa muita, mas de um simples barracão, género esses armazéns dentro da cidade abandonados (zona antiga alfândega), que possa proporcionar largas superfícies de exposição. Não precisa grandes sofisticações; só bom gosto.
  • Não há serviços preparados para as especificidades da coisa artística: casas de impressão, empresas de transporte, fornecimento de material, etc., etc.
  • Sinto falta de uma determinada classe a frequentar as exposições.
  • O adiamento do dia 27 para dia 28 pegou mal. Cascudo Abraão!
  • Ausência de Comunicação Social...é preciso comentar?!

BONS
  • Nada como o colectivismo. Transmite a sensação de classe, corpo, identificação. Dá vontade de trocar ideias, comentar, perguntar. Causa uma invejinha necessária, comparações, competição, desafio. Quem não gosta de ser colectivo, não gosta de progredir.
  • Envolvimento da Câmara. Esteve toda a equipa sempre presente, sorridente, perguntando, interagindo, dando dicas e esbanjando àvontade. Não sei se esse comportamento é genuíno ao não, mas se a equipa camarária baixar em 1 milímetro essa disponibilidade, disposição e entusiasmo, serei o primeiríssimo a retirar os parabéns que neste momento têm direito: PARABÉNS.
  • Colegas, fotógrafos, quase todos amadores, nós, francamente de bom espírito de uns em relação a outros. Bom clima, boas colaborações a adivinhar-se no futuro.
  • Empenho e paixão que Abraão Vicente meteu no evento. Correu, ouviu, sofreu, errou, manteve a calma, desdobrou-se e abriu a cena. Assumiu uma função que já começamos a assumir sem complexos, na falta de profissional para isso: curadoria de exposição. Foste cidadão a valer man!
Long live to MOSF!

6 comentários:

JB disse...

Parabéns, parabéns, parabéns!

Catarina disse...

Também gostei muito - as fotografias estão à venda??? Fiquei apaixonadíssima por uma em especial - quero-a! :-)

pedromadeirapinto disse...

tomo a liberdade de utilizar este post para, também eu, agradecer publicamente ao abraão o convite que me foi feito para participar na mosf, e dar-lhe os parabéns, tanto pela iniciativa como pelo sucesso, que tenho vindo a acompanhar aqui de longe (perto).
abraço,
pedro pinto

Anonymous disse...

Assim se escreve a História com Homens de acção. E Abrãao Vicente e os que o ajudaram nesse projeto são um exemplo dessa energia que há muito pisada, há muito esquecida. Os caboverdeanos têm que que acreditar, ter confiança na sua capacidade de enfrentar as adversidades. E neste momento em plena metamorfose cultural, é necessário enraizá-la com os diferentes olhares numa perspectiva do futuro, do presente e com o passado, e partilhá-la com toda a generosidade. Essa é a arte Humana. Dar e receber.

Obrigada a todos.

moreia

Redy Wilson Lima disse...

Só tenho de parabenizar-vos, ao senhor da ideia, Vicente acho eu, e desejar que haja continuação. Da exposição em si, gostei mesmo foi da foto Pensão Relax do Moita.

Catarina disse...

Era a essa foto que me estava a referir, redy!!!!