28.5.09

Visão de furo.

Hoje acordei sem uma gota d'água no depósito! Reparem que disse "no depósito", porque na rede já há dias que não vem. A frase do Premier a prometer água na cidade da Praia 24h/dia, no encerramento do debate sobre, imaginem, "Emprego e Formação Profissional", ecoa-me nos ouvidos. Hoje, enquanto obrava de manhã, ao mesmo tempo que fazia contas da quantidade de água que tenho engarrafada, necessária para levar a coisa para o esgoto, fez-me luz sobre a relação da água, emprego e formação profissional. É assim:

Hoje vou ter que procurar água. Começa a economia a andar. Se houver uma falta duradoira e persistente de água na rede, há um estímulo ao investimento em camiões, conhecidos como "auto-tanques", característicos nas nossas cidades, o que, por efeito multiplicador, estimula outros serviços, como lavadores de carros, pedreiros que consertam os passeios que esses camiões danificam, puxadores da corda que arranca o motor (barulhento) das bombas d'água …enfim. Depois, se a coisa pegar, o Estado se sentirá na obrigação de abrir cursos profissionais de pintores, para escrever frases nos camiões, artesãos, que fazem santinhos e amuletos para os condutores, etc.
Digam-me se isto não é visão?!

O facto de isto me ocorrer enquanto obrava é pura coincidência.

4 comentários:

JB disse...

Há quem possa chamar a esse texto uma "conversa de merda". Fazes reflexões dessas em posições dessas e depois admiras-te de te chamarem arrogante! hehehe

Cesar Schofield Cardoso disse...

E tu, o que pensas disso?

JB disse...

Eu acho que a natureza falou mais alto!

JB disse...

Penso duas coisas:

1. É lindo ver a economia a funcionar, como um rio que segue o seu curso...

2. É lindo ver a natureza a funcionar, mesmo que se utilize um tempo do verbo "obrar" para a descrever...