10.6.09

Barraca do MinCultura nº...

"Ferro-Gaita, grupo de dança Bibinha Cabral e Charles Akibodé são, para já, os nomes indicados para representar Cabo Verde no III Festival Mundial das Artes Negras"

"Para além dos nomes já citados, Cabo Verde deverá participar no III FESMAN com artistas senegaleses de origem cabo-verdiana ou através de artistas cabo-verdianos radicados no Senegal."

"Outra hipótese em carteira é a ida de um grupo de tocadores de cimboa. A ideia é do brasileiro Dinho Nascimento que quer levar ao FESMAN (...)"
Fonte: A Semana online

Deixa-me tentar adivinhar: o critério para a escolha desses elementos para o FESMAN será..que são todos negros? Plausível!

Embora reconheça que o tom escurecido da pele desses indivíduoso seja factor determinante e legitimante à sua participação em tão importante certame, não fazia mal nenhum, num momento em que o Min.Cultura acumula tantas barracas, que se abrisse a coisa a concurso público, que se socializasse a coisa, que se explicasse os critérios para que, um indivíduo que se dedica às artes e/ou é agente cultural, seja candidato a ser escolhido para tão importante evento.

Mais gostaria de saber, o que fazem os brasileiros e os senegaleses acima citados (sem desmerecer o seu trabalho), para merecerem mais atenção que os tantos que por esta terra labutam, dia após dia para separar a Cultura do Nepotismo. Será que Kwame Gamal, por exemplo, um dos indivíduos que mais tem insistido na "questão negra" em CV foi tido ou achado?

4 comentários:

Djom disse...

Essa sanha em criticar o ministro da cultura está a levar-te ao rídiculo...agora é o tom da pele??Se fosse esse o critério,o Kwame Gamal teria sido escolhido..e então,porque raio está la o Bino Branco dos Ferro Gaita???

Cesar Schofield Cardoso disse...

Djom, se lesses devagar não farias tu um comentário ridículo. Então não viste que o tom da pele é uma ironia?

Anonymous disse...

César,com todo o respeito,precisas melhor o teu sentido de ironia....

Anonymous disse...

Da Caps, Prémio Camões não é um reconhecimento de fora... tem criolo fazendo parte do jurí. AV sempre escreveu os seus poemas, há 50 anos que faz isso, e já ganhou prémio internamente...o seu estar no café na discontra é uma opção,saudável até. Ele nunca quis outra coisa, e ainda bem.