29.6.09

El rei, bobos da corte e hermafroditas

Para quem não sabe, Cabo Verde é o país onde as coisas erradas são tão resistentes que, com tempo, passam a ser direitas. Aqui existe um tipo de tortura, fina, inodora, incolora, inaudível, tão persistente no entanto, que vence todas a resistências.

O Min.Cultura acha que as críticas são uma expressão de cobiça ao seu lugar, demonstrando que preza sobretudo o lugar, o trono, o prestígio do lugar. Os bobos fazem côro, mascarados.

Em outras partes, países civilizados, ao mínimo deslize dos gestores públicos, vem o povo pedir explicações. Lembro-me de quando a Igreja Universal do Reino de Deus, esta porcaria, quis comprar um teatro antigo e repleto de tradição, de como foi comovente ver artistas unidos, senhoras e senhores, de cabelo branco, provavelmente pais e avôs, sairam às ruas para protestar.

Aqui, país de hermafroditas, importantes agentes culturais acham que os críticos convictos e inamovíveis são enfants terribles (traduzido: moleques), que gostam de brincar com sangue de político!...Por isso armam-se em defensores del rei. Aqui, as tapinhas seguem-se beijinhos, mantendo el rei em sentido, mas não zangado.

Deitaste tudo a perder, mai dier frend. Cansaste. Com isto resta-me como solução tomar um anti-gastrite de cada vez que se realiza um culto de Igreja Maná, uma seita estúpida, em pleno centro cultural, ou de cada vez que um monumento vem abaixo para ceder lugar a uma outra insanidade qualquer. Calo-me e aguardo que se consiga tocar os porcos e as cabras do sítio Património da Humanidade. Talvez tenhas uma varinha de enxotar e queiras ajudar.

7 comentários:

Anonymous disse...

iiich cesar a coisa ta feia,so pq nao tiveste coragem de baixar a cabeça e tirar o chapeu ao devido momento Historico...ah pois. De qquer maneira como diz o meu precedente , e akela igreja q vende espaço no paraiso,o classificas de o q? oye cesarito q passa tio??? te bas a barcelona tambien??? E se para os saovicentinos e outros di nos terra cidade velha nao conta pa nada,fiquem a saber q para a Africa e pos Africanos é um marco Historico,mas de qquer maneira Nho Nacho keli el ka flaba,ahahaha...Viva Cabo Verde,viva! Viva nos Cultura,Viva! Viva nos pais e avos e...Viva! A luta Continua mas a VICTORIA é cesar!!! oups é CERTA! ahaha,trocadilhos de menino terrible...Ave Cesar! Anonimo nr1

Redy Wilson Lima disse...

Schofield, olha que o minini di sonsenc vai-te excluir também do seu café e tal como eu, passarás apenas a espreitá-la do traseiro, tal como o menino Di Guiné faz no Café Sofia.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Neste caso não é ataque; é defesa. Enfant terrible é o...

Anonymous disse...

so pa informar o johnny white nao foi de ferias mas sim representar e defender uma obra de um tal de Armenio Vieira,conhecem?!,"No inferno"...ah pois...aonde?Brasil cara,na moral...ai ai ai esse pessoal do mundo semi pseudo cultural,nao sabem nada,pq sera? o umbigo,so vejo o meu umbigo é??? Enfant terrible,isso é q era,ahahah...nao têm cabedal pa assumir tal previlegio,sao sim esfomeados da FAMA e entao atacam atoa,young cowboys style...ave Cesar

PS- mais uma liçao de vida: a melhor defesa é o ataque,uiiii!

Anonimo 1

Cesar Schofield Cardoso disse...

Enquanto vivermos nessa ondinha de achar que os assuntos são entre compadres e comadres, que fulano está zangado com sicrano, que pessoa x quer é atrair atenção, que Maria tem TMP e João está rabugento, enquanto for assim, não estamos a perceber nada do percurso colectivo e individual. Só acções contam para a história; o resto é fofoca.

Anonymous disse...

Quem são os representantes de Cabo Verde no festival de teatro de lingua portuguesa no Brasil?

Quem pode fornecer aqui a lista de nomes? O povo precisa de saber quem são os seus representantes a nivel de Cultura?

Underdôglas

JB disse...

Não há coisa mais triste do que um tipo inteligente que não consegue entender (ou ler) o que está estampado mesmo à frente do nariz. Siga a dança, eu já dei para este peditório.