16.6.09

Grandes felinos com unhas de manicure

Quase vibrei com Corsino Tolentino em "Visão Global" no Domingo, dia 14. É que é tão raro ouvir os nossos grandes homens, como ele é, capacitado, experiente, andado e com - poças pá! - autoridade para dizer das boas.

O homem contestou a forma como os portugueses falam das suas maravilhas pelo mundo, esquecendo-se que essas maravilhas, que hoje são belas peças de arquitectura, outrora tiveram uma gigantesca dimensão humana e não necessariamente no bom sentido. O forte da Cidade Velha, por exemplo. Pensemos na quantidade de mão-de-obra escrava que foi necessária para erigir tal maravilha; pensemos também em nome do quê que essa maravilha foi erigida; pensemos na sociedade humana dessa época; mas pensemos também que, essa maravilha é nossa, por direito de sangue e suor.

O homem fez uma suave e delicada crítica à ausência de planificação cultural, numa cidade como Praia. A tal agenda cultural. O tal alinhamento das programações entre os produtores. O tal marketing.

Engraçado é que homens como Corsino Tolentino moldaram a minha forma de ser "veemente". Hoje os vejo de unhas aparadas. Mas, tendo em conta a irritante abstinência dos nossos graúdos, esses pequenos rugidos caem-me francamente bem. Retemperam-me.

6 comentários:

Anonymous disse...

Não é de se propor a sua candidatura a PR? Penso que é, de longe, melhor do que outros que já se posicionaram até ao momento. A serio! gato esteves.

Cesar Schofield Cardoso disse...

O PR continua a ser uma figura extremamente política. Não vejo o Corsino Tolentino, no seu presente figurino de diplomata e académico, a travar essas batalhas políticas. Em termos de estrutura/estatura ele terá certamente todos os requisitos, mas em termos de perfil político, não me parece que ele esteja com os créditos necessários.

Anonymous disse...

É minha opinião que PR só continuará a ser uma figura extremamente politica em CV se assim se quiser. Gosto muito do Dr. CT e quanto mais penso no assunto mais me agrada a ideia. O percurso academico dele é uma mais valia e tal é reconhecido, independente dos eleitores alinharem mais para A ou para B. Saber se ele se candidataria é que já é diferente. gato esteves.

Cesar Schofield Cardoso disse...

O PR é sempre uma figura política, em CV como em todo o mundo. O nosso problema é a excessiva colagem da política com os partidos. Não existe política fora dos partidos e aí é que está o nosso déficit. Não há meio de aparecer um movimento da sociedade civil que proponha um PR. É sempre os partidos!...Uf!

Edy disse...

Aqui há tempos apareceu um movimento independente que até se candidatou para a Camãra M. da Praia...pena é que não surgiu mais nenhum...já era altura...

Cesar Schofield Cardoso disse...

O garoto Anónimo podia ser mais específico?