21.7.09

Cuidados Intensivos

Morte política está para o político como perder as chaves está para S.Pedro. É a pior coisa que pode acontecer a um político. Demora tanto a recuperar-se que é provável que no fim não se tenha os dentes todos, necessários a um belo discurso. Morreu e pronto.

Em situação de crise outra opção menos penosa e de recuperação provável é o coma político. Uns gajos cá do burgo apanharam a técnica. Desmaiam imediatamente após um desaire. Deixam os outros cuidar de tudo, da limpeza, da alimentação e dos cuidados de recuperação. Deixam-se ficar na cama depois de acordar. Queixam-se muito, apontam culpados a toda hora. Acabam por criar fãs. As atenções desviam-se para os possíveis culpados e o doentinho, aos poucos, levanta-se e, sem se dar por isso, estará a exigir o lugar de volta.

Para outros casos ainda, a estupidez selectiva funciona bem. Quando acusado, o político torna-se um ignorante. Desconhece que devia respeitar uma contabilidade, que existem leis para isso e mais aquilo, que é crime fugir ao fisco e que não é possível transformar burros em cavalos de raça.

Em luta política, o segredo é escolher o mal que se quer padecer, antes que apareça. Nunca se deixem é matar.

1 comentário:

Anonymous disse...

Bô dzê? :op




moreia